Últimas Notícias

Vale do Ribeira sedia encontro internacional de turismo de aventura

Um dos mais belos cenários naturais do Brasil será protagonista de um programa internacional de promoção do turismo de aventura. A partir desta sexta-feira, 22, o Vale do Ribeira recebe mais de vinte profissionais dos Estados Unidos, Canadá, México, China, Itália e Holanda para a AdventureWeek, um conjunto de ações que devem colocar o Vale entre os destinos de aventura do mundo. O evento de abertura acontece em Registro, à beira do Rio Ribeira. 

Jornalistas, influenciadores operadores e agentes de viagem irão visitar algumas das 350 cavernas que compõem o Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira (Petar), além de praias em área de preservação, rios cristalinos e cachoeiras. As atrações compõem os três roteiros do Vale do Futuro: Caminhos da Mata Atlântica, Cavernas da Mata Atlântica e Lagamar. Os visitantes também se encontram com agentes locais do turismo para rodadas de negócios, com o objetivo de inserir o Vale no circuito internacional de aventura. 

“O Vale oferece atrativos de grande potencial, que podem gerar desenvolvimento e fluxos econômicos significativos para a região”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz. “Trata-se de um destino que oferece imersão na maior porção preservada de Mata Atlântica do país sem deixar de lado o respeito ao meio ambiente”, afirmou. 

O turismo de aventura é o segmento que mais cresce no mundo (15% a 25%), de acordo com a Organização Mundial do Turismo. Movimenta cerca de US$ 265 milhões por ano, segundo a Adventure Travel Trade Association (ATTA). A ATTA, aliás, é parceria da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo nessa missão – e uma das principais organizações promotoras do ecoturismo e turismo de aventura do mundo. Como parte das ações, as empresas do Vale do Ribeira que trabalham com receptivos turísticos receberam um treinamento e receberão um retorno sobre a qualidade de seus produtos ao final da ação. 

A AdventureWeek ocorre pela segunda vez no Brasil. Há cinco anos, promoveu Bonito e o Pantanal, gerando novos negócios e dando visibilidade internacional aos destinos. Com o avanço da vacinação, queda de mortos e internados pela Covid-19 e adesão aos protocolos sanitários, o estado de São Paulo foi considerado um destino seguro para se viajar e conquistou o selo Safe Travels, do World Travel & Tourism Council (WTTC), que atesta as boas práticas de higiene e distanciamento social. 

fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=2466&cod_menu=2466