Fabricante de equipamentos para setor florestal foca consumidor doméstico com linhas para jardinagem
Husqvarna, fabricante sueca de máquinas e equipamentos para o setor florestal, jardins e construção civil tem um plano ousado. Dobrar suas vendas no Brasil até 2014. Para isso, a empresa que tem mais de 300 anos de história e mantém uma fábrica em São Carlos (SP), aposta na venda de produtos no varejo, voltados para o consumidor não profissional como complemento do setor profissional, onde é uma das líderes mundiais.
Com a estratégia traçada, a companhia, que nos primeiros nove meses de 2012 vendeu US$ 4,4 bilhões, vem investindo na segmentação das vendas e no posicionamento de suas marcas voltadas para usuários domésticos, a Gardena e a McCulloch. “São produtos como cortadores de grama, roçadeiras e equipamentos de jardinagem”, explica Eloi Fernandes, presidente do grupo Husqvarna para o Brasil.
Como parte do plano, desde o segundo semestre do ano passado, as duas marcas globais da companhia já estão disponíveis em grandes redes varejistas do setor como a Leroy Merlin no Sudeste e as redes Quero Quero e TaQi, no Sul.
O executivo revela que a companhia vem prospectando outras grandes redes para possíveis parcerias e expansão da oferta de produtos em outras regiões. “Já atendemos o Brasil todo com os distribuidores, mas queremos ampliar presença no varejo também”, diz.
Fernandes explica que o potencial de crescimento por aqui é alto, enquanto na Europa e na Ásia estão cerca de 54% das vendas, a receita da América Latina fica na cada de US$ 1 bilhão. O Brasil responde por70%das vendas na região, mas pode crescer ainda mais, calcula o executivo.“O encarecimento da mão de obra especializada para a jardinagem e o crescimento de empreendimentos imobiliários contribuem para o aquecimento desse mercado”, explica.
Segundo ele, o mercado brasileiro é um dos que mais crescem dentro da companhia, fazendo com que “muitos investimentos da empresa sejam focados aqui”. Para este ano, a expectativa de Fernandes é de que a companhia cresça dois dígitos em vendas no mercado brasileiro. Novos investimentos na fábrica do Brasil também vem sendo estudados pela matriz.
Ele revela que o grupo tem investido pesado na ampliação de sua linha de revendedores, na equipe de suporte técnico e no fornecimento de peças para manutenção. Um dos modelos que mais cresce em vendas no país é o Giro Zero, cortador de grama voltado para profissionais do setor de paisagismo e engenheiros. “Em seis meses vendemos mais do que nos últimos cinco anos”, revela André Faro, gerente de vendas da Husqvarna.
A história da Husqvarna passa pela variedade de produtos. Desde sua fundação até os dias de hoje, a companhia já fabricou armas, máquinas de costura, fornos microondas e até motocicletas off-road, que levam o mesmo nome do grupo. Entre 1974 e 2006, a holding pertenceu à Eletrolux, mas se desvinculou da empresa em seguida, quando teve início sua reformulação estratégica. Em 2007, a unidade de negócios que fabricava motocicletas foi vendida à BMW. Depois de anunciar o retorno da marca de motocicletas e investimentos para o Brasil no final de 2012, a montadora divulgou na última semana, a venda da unidade de negócios para a austríaca Pierer Industre AG.