As fabricantes abrem os cofres de olho na ascensão dos carros elétricos. Uma reportagem publicada pela Bloomberg apontou que as montadoras investiram US$ 388 bilhões (aproximadamente R$ 2,01 trilhões) neste segmento em 2022, um aumento de 53% frente ao ano anterior.
O aumento nos investimentos não se deu à toa. Contabilizando os dados do ano passado, as vendas globais de veículos elétricos no segmento de automóveis de passeio chegaram a US$ 1 trilhão – ou algo em torno de R$ 5,2 trilhões. E mais: uma estimativa realizada pela Bloomberg aponta que as vendas globais de carros elétricos podem chegar a US$ 2,5 trilhões (cerca de R$ 13 trilhões) por ano.
A previsão, inclusive, é de recorde para 2023. Apenas no segmento de automóveis de passeio, a projeção é de passar tranquilamente de US$ 500 bilhões (ou R$ 2,6 trilhões, em tradução livre). Ou seja, na soma dos resultados de todos os veículos movidos a eletricidade, o resultado deve facilmente passar do resultado de 2022.
Montadoras investem na eletrificação
As cifras explicam em parte porque as montadoras investem pesado no desenvolvimento de plataformas dedicadas a carros elétricos. Considerando que um produto tem um ciclo de vida médio de seis a 10 anos, desenvolver uma nova base é um processo muito caro e demorado, daí a importância de aproveitar um projeto no maior número possível de modelos – como a Volkswagen faz com a plataforma MQB, por exemplo.
Todos esses fatores também evidenciam quando uma fabricante adota uma estratégia equivocada. A Bloomberg lembra do que aconteceu com as fabricantes japonesas: a participação combinada de todas as marcas do país não chega nem a 5% das vendas globais de carros eletrificados.
Além disso, nenhuma delas figura entre as 10 primeiras marcas no volume de unidades comercializadas. É certamente um motivo de preocupação, já que as vendas de veículos híbridos do tipo plug-in deve chegar a 18%. Isso explica a urgência da Toyota em colocar em prática um novo plano estratégico com foco na eletrificação, inclusive o desenvolvimento de uma inédita plataforma dedicada a carros elétricos.
Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/vendas-globais-carro-eletrico-2022/