A empresa Serello Ambiental lançou nesta quinta-feira, 21 de julho, a pedra fundamental da usina de reciclagem que implantará em Valinhos. A unidade de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil atenderá toda a Região Metropolitana de Campinas. O projeto proporcionará a Valinhos, Vinhedo, Louveira e parte de Campinas um destino mais próximo ao descarte de entulho, que atualmente é enviado para outras unidades recicladoras como Hortolândia, Americana, Várzea Paulista e até mesmo para aterros sanitários em Paulínia. A construção da usina qualifica Valinhos e amplia o acesso às cidades vizinhas para a certificação Município VerdeAzul.
Serão investidos R$ 11,8 milhões na construção da planta, que deverá empregar aproximadamente 14 pessoas. O projeto é apoiado pela Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.
“A gestão responsável de resíduos sólidos é uma das prioridades do governo paulis-ta, que se orgulha de uma política de incentivo à reciclagem moderna e rigorosa”, explica o presidente da Agência, Juan Quirós.
A usina terá capacidade para receber de 100 a 200 caçambas por dia que corres-pondem a 500 metros cúbicos de entulho, podendo chegar até 1.000 por dia. Os materiais gerados pela planta de produção como pedrisco, pedras de classificação 1 e 2, rachão, areia e bica corrida serão reinseridos na cadeia da construção civil. Desta forma, poderão ser usados, por exemplo, em drenos, base e sub-base de pa-vimentação, aterramento de valas, aplicações em alvenaria, muros, calçadas, pisos, valetas e fabricação de artefatos cerâmicos e de concreto como tijolos, blocos entre outros.A planta produzirá ainda cavaco de madeira para utilização como biomassa.
“A região toda irá se beneficiar com a instalação dessa nova tecnologia, que aumentará a eficiência de vários processos, colaborando com o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Valinhos mais uma vez foi escolhida devido ao apoio do desenvolvimento econômico e industrial oferecido e pela localização privilegiada”, comemorou o prefeito Clayton Machado.
“Há uma necessidade crescente de gerir corretamente os resíduos da construção civil. Nossa expectativa é diminuir os custos de destinação e frete deste resíduo que pode ser reciclado integralmente, retornando ainda ao mercado como um material para consumo de alta qualidade”, afirmou o diretor da empresa, Pedro Serapião.
“Trabalhando com excelência operacional e respeito ao meio ambiente, a Serello Ambiental se orgulha de fazer parte do desenvolvimento sustentável de Valinhos”, comentou o diretor Rafael Cossiello.
Sobre a Serello Ambiental
A Serello Ambiental foi criada em 2014 por Pedro Henrique Serapião e Rafael Di Falco Cossiello. Serapião é engenheiro mecânico e já trabalhou em empresas como Parker, Camozzi, MWV Rigesa e Grupo Ecotech ao longo de 12 anos. Já Cossiello é bacharel, mestre e doutor em química pela Unicamp, tendo atuado em empresas como Natura, Oxiteno e Braskem ao longo de 8 anos.