Últimas Notícias

Turismo de São Paulo abre formulário para cadastrar operadores, guias e turismo e influenciadores para ações de capacitação

Objetivo do cadastramento é criar um banco de dados para participação de interessados em capacitações e Road Shows

Com o interesse de turistas pela Cidade de São Paulo crescendo a cada ano, a Secretaria Municipal de Turismo, responsável pelas ações de fomento ao setor na capital, passou a organizar mensalmente Road Shows em pontos turísticos da cidade e prevê elaborar ações de capacitação ao longo do ano de 2026.

Até o momento, já foram realizados Road Shows no Zoológico de São Paulo, Roda Rico e Sampa Sky. Em fevereiro, será a vez do Mercado Municipal Paulistano. Para participar das ações, os interessados devem preencher um formulário no site oficial da SMTUR e aguardar o contato da área técnica com as informações da próxima atividade.

Intitulada “Próxima Parada: São Paulo”, a ação visa capacitar o setor de promoção e hospitalidade para atender ao crescimento exponencial de turistas. Dados consolidados do Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (OTE), com base na plataforma Claro Geodata, indicam que a capital paulista recebeu 47,2 milhões de turistas ao longo do ano, crescimento de aproximadamente 25% em relação a 2024, quando o total foi de 37,7 milhões de visitantes.

“Por meio desta iniciativa, a cidade se aproxima de quem promove o turismo em diversas frentes e potencializa um trabalho que começou com a participação em feiras de turismo nacionais e internacionais do programa Discover/Descubra São Paulo, no sentido de promover São Paulo como um destino turístico potente e diverso”, afirma o Secretário Municipal de Turismo, Rui Alves.

Turismo de São Paulo: Negócios, lazer, gastronomia e muito mais

Além do crescimento no volume total de visitantes, o desempenho de 2025 foi marcado pelo avanço equilibrado entre o turismo de lazer e o turismo de negócios, segmentos estratégicos para a capital. A intensa agenda de eventos, feiras, congressos e grandes shows, aliada à diversidade cultural, gastronômica e de entretenimento da cidade, contribuiu para ampliar o tempo de permanência dos turistas e a circulação de recursos em diferentes regiões de São Paulo, fortalecendo a economia local ao longo de todo o ano.

Os atrativos turísticos de São Paulo desempenham um papel fundamental neste processo. Em novembro de 2025, o Índice Mensal de Atividade do Turismo – IMAT alcançou o seu maior nível desde janeiro de 2020, chegando a 123,1. A variação é de 3,2% na comparação com o mesmo mês de 2024 e quase 7% superior outubro de 2025.

Em novembro, além do Grande Prêmio de Fórmula 1, realizado entre os dias 7 a 9 de novembro, a cidade de São Paulo também recebeu shows internacionais como Dua Lipa, Linkin Park e Oasis.

O IMAT é o Índice Mensal da Atividade do Turismo da Cidade de São Paulo, construído em parceria entre o OTE, gerenciado pela Spturis com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, e o Conselho de Turismo da Fecomércio-SP, que retrata o desempenho de todo o setor. Para calcular o índice, são levados em conta os seguintes indicadores: estoque de empregos diretos do turismo, faturamento do setor do turismo na cidade de SP; movimentação em terminais rodoviários, movimentação em aeroportos, exceto Viracopos e taxa de ocupação hoteleira.

Fonte: https://prefeitura.sp.gov.br/web/turismo/w/turismo-de-s%C3%A3o-paulo-abre-formul%C3%A1rio-para-cadastrar-operadores-guias-e-turismo-e-influenciadores-para-a%C3%A7%C3%B5es-de-capacita%C3%A7%C3%A3o