O diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, participou nessa sexta-feira, 31 de outubro, da cerimônia que marcou o início da exportação do compacto Etios, produzido pela Toyota em Sorocaba, para o Paraguai e o Uruguai.
Os dois países passarão a receber o modelo produzido na fábrica da montadora em São Paulo a partir do mês de novembro, com o início das vendas em dezembro. Atualmente, o Etios é comercializado nos mercados do Brasil e da Argentina.
“Trabalhamos com a Toyota há mais de quatro anos, e vamos continuar batalhando para que a empresa possa encontrar no Estado de São Paulo suporte para exportar para todos os países da América Latina”, disse Costa.
A agência de promoção de investimentos do Estado apoia a Toyota desde o início do projeto de instalação da empresa em Sorocaba, em 2008. A Investe SP continua dando suporte em outros projetos da empresa no Estado, como a instalação da fábrica de motores em Porto Feliz.
O prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannuzio, também ressaltou o trabalho da agência. “O Governo do Estado de São Paulo foi muito sábio em criar a Investe São Paulo. É mais um diferencial para que o Estado seja ímpar. A Agência já ajudou a trazer vários projetos para nossa cidade e tenho certeza de que vai continuar trazendo”, afirmou.
A exportação do Etios para o Paraguai e o Uruguai marca o início de um projeto da Toyota do Brasil, que tem por objetivo expandir a presença dos produtos fabricados localmente para outros mercados da América Latina.
“Há muito potencial de exportação pelo Brasil, e o Etios é perfeito para o mercado latino-americano. É um pequeno passo para a Toyota, mas um grande passo para a indústria automobilística nacional”, ressaltou o CEO da Toyota para a América Latina, Steve St Angelo.
Paraguai e Uruguai receberão o Etios hatchback em sua versão XLS, sendo que o Uruguai receberá a versão gasolina, atualmente exportada para a Argentina, enquanto o Paraguai terá a versão Flex Fuel, presente no mercado nacional.
“O que vemos hoje é um sonho transformado em realidade: a consolidação de Sorocaba como uma plataforma de exportação na América Latina. Isso é uma ideia que tínhamos desde o início do projeto”, disse o presidente da empresa no Brasil, Konji Kondo.
Para ambos os países, a configuração de equipamentos do Etios foi adaptada, com o objetivo de atender as preferências dos consumidores locais. Com relação ao volume a ser exportado, a Toyota atenderá Paraguai e Uruguai de acordo com a demanda dos respectivos mercados.
Fábrica da Toyota em Sorocaba
Inaugurada em 2012 para produzir o Etios, a fábrica da Toyota em Sorocaba foi construída totalmente sob o conceito Eco-Factory, onde a geração de resíduos e o impacto das emissões nocivas ao meio ambiente foram minimizados ao máximo.
Atualmente, a fábrica emprega 1.657 colaboradores e tem capacidade produtiva nominal de 70 mil unidades por ano. Em 2014, devido ao sucesso do Etios nos mercados do Brasil e da Argentina e por conta do início das exportações para Paraguai e Uruguai, a planta da Toyota em Sorocaba deve atingir produção de 84 mil unidades, atestando a bem sucedida trajetória do compacto da marca.
Sobre a Toyota
A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e um escritório comercial na cidade de São Paulo (SP) e mais de 5.300 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo.