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Stellantis abre seu primeiro centro de reciclagem veicular no Brasil

Empresa poderá desmontar até 8 mil veículos por ano

A Stellantis inaugurou nesta quinta-feira, em Osasco, SP, seu primeiro Centro de Desmontagem Veicular Circular de Autopeças. É a primeira iniciativa desse tipo bancado por uma montadora na América do Sul.

A fabricante dos veículos Fiat, Jeep, RAM, Citroën e Peugeot desembolsou R$ 13 milhões no projeto capaz de desmontar cerca de 8 mil veículos a cada ano e permitir que a maior parte das peças e componentes retornem ao mercado consumidor com garantia de qualidade e procedência ou tenham destinação final adequada.

A operação, calcula a Stellantis, poderá evitar a emissão de cerca de 30 mil toneladas de CO₂ anualmente e, importante lembrar, auxiliará a montadora a atender as demandas de sustentabilidade e reciclabilidade do Programa Mover do governo federal.

A “matéria-prima” desse novo braço de negócio da montadora, cujo nome é Circular Autopeças, são veículos de qualquer marca e tipo sinistrados ou em fim de vida, comprados em leilões, de seguradoras ou frotistas.

Antes de serem desmontados, os carros precisam ser descontaminados, ou seja, ter fluídos, óleos e combustíveis retirados e destinados adequadamente ou reutilizados em outros processos e outros produtos, assim como o aço, plástico, ferro e cobre presentes nas peças consideradas inservíveis, na carroçaria, motor e acabamentos.

Peças consideradas em bom estado pelos técnicos são classificadas como de reuso — aptas a serem vendidas no estado em que se encontram — ou passíveis de remanufatura. Nos dois casos têm a origem identificada e obedecem a critérios de rastreabilidade e segurança do Detran de São Paulo, o que garante qualidade e procedência certificadas.

“Temos destinação correta para 100% dos materiais dos veículos desmontados. Os materiais são separados por tipo e encaminhados para os diversos fornecedores parceiros da Stellantis”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços para a América do Sul.

A Circular Autopeças já desmontou 150 carros em período piloto e agora, com mais de 10 mil itens em estoque, se lança ao mercado por meio de loja física localizada no próprio centro de desmontagem, mas sobretudo por meio de canais online, como um futuro e-commerce próprio e presença já no Mercado Livre.

“Temos destinação correta para 100% dos materiais dos veículos desmontados. Os materiais são separados por tipo e encaminhados para os diversos fornecedores parceiros da Stellantis”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços para a América do Sul.

Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul, não descarta a criação de outras unidades de desmonte no Brasil. “Vamos acompanhar a experiência em Osasco e o avanço do mercado para avaliarmos”, disse o executivo.

O mercado potencial existe e é estimado pelo executivo em algo próximo de R$ 2 bilhões anuais. Segundo a montadora, a cada ano perto de 2 milhões de veículos, por vários motivos, saem de circulam no Brasil, mas somente de 1,5% a 2% são reciclados.

Na Europa, onde existe inspeção veicular, o índice em alguns países supera os 90%. No Japão é da ordem de 95% e o custo do processo de reciclagem está embutido no preço do carro novo. Ou seja, o consumidor já paga pelo desmonte e reciclagem ao fim da vida útil do seu veículo.

A planta industrial da Circular Autopeças conta com mais de 6o funcionários e chegará a 150 postos de trabalho até 2027. Integra o programa de Economia Cicular desenvolvido pela montadora e que já conta com o Centro de Recondicionamento de Veículos em Betim, MG, e a linha de peças originais remanufaturas.

Fonte: https://www.autoindustria.com.br/2025/08/14/stellantis-abre-seu-primeiro-centro-de-reciclagem-veicular-no-brasil/