Nesta terça-feira (28), Sorocaba recebeu a Caravana Jovem Aprendiz Paulista, ação que visa mobilizar e apresentar aos micro e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes. O evento ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Sorocaba (Acso) e contou com a presença do presidente da Acso, Hygor Duarte, do presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), Márcio Shinomoto, do vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins, e outras autoridades.
“O objetivo da Caravana Jovem Aprendiz Paulista é fazer com que os micro e pequenos empresários possam entender as vantagens de adesão ao programa. O intuito é gerar oportunidade de emprego para esses jovens, utilizando a lei da aprendizagem, com todo incentivo do Governo do Estado para colocação de aprendizes de 14 a 24 anos no mercado de trabalho”, comentou a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso. “Para a região de Sorocaba, o programa é uma grande oportunidade de qualificação profissional adequada e de controle da evasão escolar, diretriz do governador Tarcísio de Freitas, que pode mudar o futuro dos jovens que precisam do primeiro incentivo para entrar no mercado de trabalho”, complementou Hygor Duarte, presidente da Acso, destacou a iniciativa: “O programa é um importante agente transformador não só para a cidade de Sorocaba, mas para toda a região, que pode se beneficiar, proporcionando emprego e geração de renda para a comunidade”, disse.
Segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucesp), mais de 170 mil pequenos negócios da região de Sorocaba e mais de 55 mil só na cidade de Sorocaba podem aderir ao Jovem Aprendiz Paulista, pois são classificados como Micro Empresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).