Levantamento mapeou 648 shoppings em operação no País
O setor de shopping centers no Brasil demonstra forte dinamismo no segundo trimestre de 2025, com crescimento de 8,3% na taxa de inaugurações em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o estudo “O Varejo de Shoppings – Marcas em Expansão”, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O levantamento mapeou 648 shoppings em operação no País e registrou 1.358 marcas que anunciaram novas lojas no período.
No segundo trimestre de 2024, haviam sido contabilizadas 1.254 marcas com inaugurações. O setor de shopping centers manteve a maior taxa de ocupação dos últimos anos, atingindo 95,1% no 2º trimestre de 2025. As vendas também cresceram 3,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionadas por datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
“O desempenho do segundo trimestre de 2025 reforça a vitalidade e a atratividade do setor de shopping centers. O crescimento de marcas que buscam os malls para iniciar ou expandir sua presença, e a taxa de ocupação elevada demonstram que o shopping continua sendo um polo essencial para o varejo, gerando novas oportunidades de negócios e fortalecendo a economia”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Os segmentos que mais se destacaram em expansão foram Alimentação e Bebidas, que respondeu por 26% do total de novas marcas, seguido por Vestuário (18%) e Conveniência e Serviços (13%).
No ranking geral das marcas que mais inauguraram, o segmento de Perfumaria e Cosméticos ocupou as duas primeiras posições, com Wepink e Touti Cosmetics. Realme (Telefonia e Acessórios), Milky Moo (Alimentação e Bebidas) e Photonow (Vending Machine) completam o top 5.
Marcas entrantes
O estudo destaca ainda quatro estreias relevantes dentro de seus respectivos segmentos: Bennemann (Acessórios), Creamy (Perfumaria e Cosméticos), Planet Park (Entretenimento) e Bio Mundo (Conveniência e Serviços).
Entre as novas empresas que passaram a atuar no setor no segundo trimestre de 2025 estão Heladeria Havanna, The Best Açaí e Firehouse Subs (Alimentação e Bebidas); Alo Yoga e Comme des Garçons (Vestuário); além de B.O.B – Bars Over Bottles e Wet n’ Wild (Perfumaria e Cosméticos).
Marcas já consolidadas também anunciaram planos de expansão. A Mr. Black Café Gourmet (Alimentação e Bebidas) pretende inaugurar mais 50 unidades até o fim do ano; a Buddha Spa (Conveniência e Serviços) projeta encerrar 2025 com 160 spas em operação; e a Capodarte (Calçados) planeja abrir mais 15 unidades até dezembro, com meta de alcançar 200 novas operações nos próximos cinco anos.