Mais de 400 pessoas reuniram-se nesta terça-feira, 27 de outubro, para assistir aos quatro painéis do seminário “Investe SP e Parques Tecnológicos – Inovação acelerando o desenvolvimento”, realizado pela Investe São Paulo em sua sede. Empresários, especialistas, acadêmicos, associações e representantes do governo debateram estratégias para que os parques tecnológicos possam contribuir, por meio da inovação e da tecnologia, na geração de inovação e riquezas no Estado de São Paulo.
“Recebemos a atribuição de ser um elo constante entre o empresariado e o mundo acadêmico e centros geradores de progresso tecnológico. Este seminário é importante para aproximarmos mais esses setores e definirmos políticas públicas e a atuação do governo para fomentar o ecossistema da inovação e do desenvolvimento econômico no Estado”, afirmou Juan Quirós, presidente da Investe SP.
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), a agência de promoção de investimentos recebeu a incumbência do governador Geraldo Alckmin de gerenciar parques tecnológicos no primeiro semestre deste ano. Desde então, cabe à Investe SP um papel mais ativo no desenvolvimento econômico do Estado por meio do incentivo à inovação e à pesquisa.
Durante a abertura, o deputado estadual Itamar Borges ressaltou o papel da agência nesse processo de integração. “Este seminário é apenas mais um passo que a Investe São Paulo dá para oferecer caminho melhor para a inovação a muitas empresas”, disse o parlamentar.
O conselheiro da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, Guilherme Ary Plonski, fez a palestra de abertura do evento. Ele explicou como funcionam os conjuntos adequados à inovação e o desenvolvimento tecnológico, traçando um histórico desde o surgimento dos primeiros parques tecnológicos do mundo até sua chegada no Brasil. “Cada parque tem sua história e sua vocação, e é preciso respeitar isso durante o estímulo ao desenvolvimento”, explicou.
Debates
O primeiro painel foi moderado por Ana Abreu, subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, com o tema “Políticas públicas e a atuação de governos na implementação de Parques Tecnológicos e no progresso tecnológico”. “É bom saber que podemos contar com tantos parceiros para criar e suportar ambientes de inovação”, disse Ana. Participaram do debate o diretor Técnico do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Elso Alberti Junior, o vice pró-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Antônio Saraiva, e o Coordenador Ajunto de Inovação Tecnológica da Fapesp e Professor Associado do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp.
Já no segundo painel foi discutido como os parques tecnológicos podem auxiliar no desenvolvimento de empresas inovadoras e centros de pesquisa e desenvolvimento. O tema foi moderado por Desireé Zouain, coordenadora de Projetos no Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP. O debate foi conduzido entre Erly Domingues de Syllos, diretor de Tecnologia e Inovação do Ciesp e presidente do Conselho de Administração da Inova Sorocaba, o diretor de P&D&I da GE Health Care, e o diretor-presidente do Cietec, Cláudio Rodrigues.
Com o tema “Entraves no processo de seleção de empresas na indústria de capital de risco brasileira”, o terceiro painel foi moderado por Leonardo Pereira, chefe do departamento de fundo de investimento do BNDES. Participaram Robert Binder, conselheiro da ABVCAP, Magnus Arantes, presidente do HBS Alumni Angels of Brazil e Anderson Thees, sócio da Redpoint Ventures.
“Antes a preferência dos jovens era trabalhar em multinacional, depois trabalhar para o governo e agora o foco é empreender. O espírito empreendedor deve começar dentro da universidade. O jovem que tem uma boa ideia deve ser estimulado e motivado a empreender”, disse Thees, complementando a discussão sobre como estimular a inovação por meio da academia.
O quarto e último painel trouxe representantes de três instituições públicas moderados por Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor: Eduardo Saggiorato, superintendente de Negócios e Operações da Desenvolve SP, Oswaldo Massambani, diretor da Agência de Inovação INOVA Paula Souza e Douglas Zampieri, coordenador da área Pesquisa e Inovação da FAPESP.
Saggiorato e Zampieri deram uma breve explicação sobre como os empreendedores e pesquisadores podem ter acesso aos recursos das duas instituições paulistas, enquanto Oswaldo Massambani falou sobre como a inovação é estimulada dentro das escolas e faculdades do sistema Paula Souza. “Queremos fazer com que os estudantes se tornem bons empreendedores”, afirmou Massambani.
O evento contou com o apoio institucional das seguintes instituições: Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Abvcap); Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei); Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec); Endeavor Brasil; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Harvard Business School; Inova Unicamp; Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Produtos Farmacêuticos (IPDFarma); Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da Universidade de São Paulo (USP); Sociedade Brasileira Pró-inovação Tecnológica (Protec); Agência USP de Inovação; Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista.
Confira as apresentações utilizadas pelos painelistas:
Abertura
Juan Quirós, presidente da Investe SP
Painel 1
Antonio Saraiva, vice pró-reitor de pesquisa da USP
Elso Alberti Junior, Diretor Técnico e de Operações do Parque Tecnológico de São José dos Campos
Painel 2
Eudemberg Silva, Diretor de P&D&I da GE Health Care
Painel 3
Robert Binder, Conselheiro da ABVCAP
Painel 4
Eduardo Saggiorato, Superintendente de Negócios e Operações da Desenvolve SP
Douglas Eduardo Zampieri, Coordenador da Área Pesquisa e Inovação da FAPESP
Oswaldo Massambani, Diretor da Agência de Inovação INOVA Paula Souza
Reunião Técnica do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação
Fernando Batolla – Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica – RPITec
Margareth A. O. Lopes Leal – Sistema Paulista de Parques Tecnológicos – SPTec e Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica – RPCITec (apres.1) (apres.2)
Yolanda Silvestre – Rede Paulista de Núcleos de Inovação Tecnológica – RPINT