Levantamento inédito publicado na revista Veja desta semana (edição de 28 de dezembro de 2011) revela quais são os estados brasileiros mais preparados para receber o fluxo recorde de investimento estrangeiro que chegará ao País nos próximos anos. São Paulo ocupa o topo do Ranking de Gestão dos Estados Brasileiros, elaborado pela Unidade de Inteligência do grupo inglês Economist e patrocinado pelo Centro de Liderança Pública.
O ranking avaliou 25 indicadores em oito categorias com impacto no ambiente de negócios: ambiente político; ambiente econômico; políticas para investimentos estrangeiros; regime tributário e regulatório; infraestrutura; recursos humanos; sustentabilidade e inovação.
Enquanto a pontuação nacional média ficou em 41,3 dos 100 pontos possíveis; São Paulo obteve 77,2 pontos. O Estado destaca-se em praticamente todos os quesitos, tais como ambiente econômico, infraestrutura, recursos humanos, sustentabilidade, inovação e políticas para investimentos estrangeiros.
“Ter uma agência de promoção de investimentos e competitividade como a Investe São Paulo contribui para a construção do nosso excelente ambiente de negócios, reconhecido por essa pesquisa como o melhor do País”, afirma o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.
Criada há três anos, a Investe São Paulo é a porta de entrada para quem deseja instalar ou expandir seus negócios no Estado. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados. Esse trabalho é feito com o objetivo de promover a competitividade da economia, a geração de emprego e renda e a inovação tecnológica no Estado.
A Investe São Paulo captou até o momento 20 empresas para o Estado, que estão investindo R$ 10,5 bilhões na construção de suas fábricas, empregando mais de 18 mil trabalhadores. A agência possui, neste momento, 83 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 32 bilhões, com capacidade de gerar cerca de 49 mil empregos diretos e 180 mil empregos indiretos.
Para acessar o levantamento publicado pela revista Veja, acesse aqui.