O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, e o governador Geraldo Alckmin participaram neste sábado, 2 de agosto, do encontro bilateral onde foram discutidos investimentos em mobilidade urbana e cooperação para pesquisa e desenvolvimento. Os dois chefes de governo participaram também da abertura do Fórum de Comércio e Investimentos Brasil-Japão. O evento contou com a presença de uma das maiores delegações empresariais nipônicas em visita ao Brasil, a última escala do giro pela América Latina feito pelo premiê japonês.
O gerente geral da Investe São Paulo, Wilson Soares, participou do evento com o objetivo de prospectar empresas japonesas para investir no Estado, junto dos secretários Jurandir Fernandes (Transporte Metropolitano) e Clodoaldo Pelissioni (Logística e Transporte), Celso Lafer (presidente da Fapesp) e Rodrigo Tavares, assessor especial para Assuntos Internacionais.
Na oportunidade, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Celso Lafer, e o presidente da Japan Science and Technology (JST) –uma das principais agências japonesas de fomento à ciência e tecnologia-, Michiharu Nakamura, assinaram um acordo de cooperação visando o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos entre o Japão e o Estado de São Paulo. Esse foi o 14º acordo internacional firmado entre o governo paulista e o Japão.
Sobre a FAPESP
A Fapesp é uma instituição pública com a missão de apoiar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo. Ela atua diretamente com a comunidade científica paulista em todas as áreas do conhecimento. Em 2013, o dispêndio da Fapesp para o apoio a projetos de pesquisa foi superior a US$ 511 milhões. Aproximadamente um terço do desembolso anual da Fundação é voltado para a formação de pesquisadores por meio de bolsas e 52% são destinados à pesquisa com vistas a aplicações, em pequenas empresas ou em parcerias entre universidade e empresas, também para subsidiar a formulação de políticas públicas. O restante do dispêndio é canalizado para pesquisas acadêmicas.