Últimas Notícias

Ranking aponta São Paulo como o melhor estado da América Latina para investir

São Paulo acaba de ser eleito o melhor estado da América Latina para atrair investimentos, de acordo com o ranking de competitividade da revista britânica fDi, editada pelo grupo Financial Times.

O levantamento é resultado do estudo “Latin American States of the Future 2018/19” (Estados Latino-Americanos do Futuro 2018/2019) e, dos 171 participantes, São Paulo foi classificado como estado número 1 no ranking geral.

Os dados também mostraram que o estado que concentra o maior PIB do Brasil está no topo da lista nas categorias “Potencial Econômico”, “Ambiente de Negócios” e “Estratégia FDI – atração de investimentos”.

Com o anúncio, São Paulo amplia sua liderança em economia e competitividade, já que havia conquistado a primeira posição do ranking entre os estados sul-americanos, desde 2014. Agora, o potencial paulista se sobressaiu frente aos estados da América Latina.

Agência atuante

O estudo dá destaque especial à atuação da agência Investe São Paulo, responsável pela promoção de investimentos no Estado. Segundo o levantamento, a conquista da posição mais alta do ranking em estratégia de atração de investimentos é também resultado do trabalho da Investe. “Ser apontado como o melhor Estado para investir nos dá muito orgulho e mostra que estamos no caminho certo em identificar oportunidades, incentivar as parcerias e dar suporte a empreendedores e potenciais investidores. É isso que faz o Estado crescer”, avalia o presidente da agência, Marcos Monteiro.

“Entre os 171 estados, temos o maior PIB e fomos eleitos como o mais atraente para investidores. E isso desde 2013. As empresas buscam investir em São Paulo como porta de entrada para expandir pelo território brasileiro. E também, a partir do maior mercado, que é o estado paulista, exportar para toda a América Latina”, aponta Sérgio Costa, diretor de investimentos da Investe São Paulo.

Oportunidades e conhecimento

Segundo dados do Greenfield, monitor de investimento fDi Markets, 592 empresas investiram em 659 projetos no Estado de São Paulo no período em análise.

Para exemplificar o trabalho da Investe São Paulo entre 2017 e 2018, pode-se citar a Atento, operadora de contact center com base espanhola, que contratou 3 mil pessoas para a central de atendimento em Guarulhos. A empresa também possui uma base na capital e ambos investimentos contaram com o suporte da agência paulista de competitividade, somando mais de US$ 46 milhões.

A reputação de São Paulo como estado com maior concentração de escritórios regionais de multinacionais, centros de investimentos levou à conquista do primeiro lugar na categoria Ambiente de Negócios. E o topo do pódio pelo Potencial Econômico é resultado da capacidade produtiva, mão de obra qualificada, logística, variedade de fornecedores e cadeia de suprimentos de alto padrão e um ambiente institucional seguro para investimentos.

Metodologia

Os dados foram coletados para os 171 locais, sob cinco categorias: Potencial Econômico, Capital Humano e Estilo de Vida Ambiente de Trabalho, Custo-Benefício, Infraestrutura e Ambiente de Negócios. Juntos, os rankings de subcategorias de dados e o ranking de Estratégia compõem o ranking geral de “Estados Latino-Americanos do Futuro 2018/19”.

Confira o top 25 – ranking geral:

1 São Paulo

2 Buenos Aires Cidade Autônoma – Argentina

3 Distrito Federal do México

4 Nuevo León – México

5 Querétaro – México

6 Bogotá – Colômbia

7 Metropolitano de Santiago do Chile

8 Guanajuato – México

9 Rio de Janeiro – Brasil

10 Jalisco – México

11 Antofagasta – Chile

12 Província de Buenos Aires – Argentina

13 Coahuila – México

14 Baja California – México

15 Paraná – Brasil

16 Lima – Peru

17 Atacama – Chile

18 Santa Catarina – Brasil

19 Minas Gerais – Brasil

20 Chihuahua – México

21 Rio Grande do Sul – Brasil

22 San Luis Potosí – México

23 Aguascalientes – México

24 Flores – Uruguai

25 México – México

Confira o resultado completo aqui.