Últimas Notícias

Prudente oficializa primeira aceleradora de startups da região

Na tarde de ontem, Presidente Prudente se colocou novamente na vanguarda de desenvolvimento tecnológico na região, ao oficializar na Fundação Inova Prudente, o Programa Inova Mais, previsto nas leis 9.086/2018 e 9.370/2017. Na cerimônia, também foi entregue um espaço destinado ao processo de aceleração que vem sendo realizado desde 2018. O programa tem como objetivo estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo tecnológico, apoiar a criação e o desenvolvimento de startups, promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos e negócios inovadores de base tecnológica, desenvolver e consolidar o ecossistema de empreendedorismo e inovação local, além de conectar o ecossistema de startups aos demais polos de tecnologia e inovação.

De acordo com o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, a cerimônia contou com a oficialização do programa de aceleração de startups e a entrega de um espaço que poderá ser utilizado por todos os empreendedores que passaram/passam pelo programa. A aceleração de startups, segundo ele, é um recurso a qual os empreendedores têm para “encurtar o tempo” para lançar o produto ou o serviço no mercado.

“Como o mercado e a sociedade mudam rapidamente, as boas ideias também precisam dessa rapidez para se consolidar. Então, o empreendedor precisa desse apoio para se desenvolver, seja através do marketing, de questões jurídicas, de finanças, de tecnologia, ao ponto de transformar a sua ideia em um produto. Aqui na Inova esse processo dura aproximadamente cem dias”.

Presente na inauguração, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) destacou que o local (Inova Prudente) fomenta, desde sua criação, a inovação e a tecnologia. “Esse local trouxe um futuro diferente para Prudente, sobretudo, para aqueles que trabalham com a economia criativa, e que fomentam o desenvolvimento da nossa cidade”.

Espaço da aceleradora

A sala do Programa Inova Mais se encontra no espaço Coworking, tem aproximadamente 60 metros quadrados, e possui pintura e decoração temática. Além disso, é climatizada e já conta com móveis e equipamentos necessários para que as startups que atualmente passam pelo processo de aceleração possam receber mentorias e capacitações. Em virtude da pandemia da Covid-19, apenas apoiadores e acelerados foram convidados para cerimônia, inclusive, alguns receberam um crachá que dará acesso ao espaço.

SAIBA MAIS

A Inova Prudente segue se consolidando como uma aceleradora de startups desde 2018 quando publicou seu primeiro edital. Naquele ano, 20 projetos foram selecionados e receberam mentorias, e cinco deles tiveram o suporte de bolsa-auxílio, sendo eles: Cotton Apps, Vision Play, WePass, Read Easy e DeepView. Já no ano de 2019, a Inova Prudente acelerou 20 novos projetos, sendo que dez deles receberam bolsa-auxílio inovação.

Atualmente, 20 projetos passam pelo processo de pré-aceleração, que já está em fase final, e que contou com uma parceria inédita da Darwin Startups, eleita em 2018 e 2019 como a melhor aceleradora do país pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e a primeira a se tornar filiada à Techstar, uma das principais aceleradoras do mundo. As informações foram obtidas junto à Inova Prudente.