Iniciativa, evolução do sistema Empresa Fácil, tem foco na agilidade, na experiência do usuário e na integração inteligente entre os órgãos licenciadores
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, deu um passo decisivo rumo à modernização e à desburocratização dos serviços públicos com a criação, nesta quarta-feira, 17 de setembro, do Simplifica Ribeirão – programa que integra novas tecnologias, automações e inteligência de dados para acelerar e simplificar a abertura de empresas no município.
A iniciativa, que representa a evolução do sistema Empresa Fácil, tem foco na agilidade, na experiência do usuário e na integração inteligente entre os órgãos licenciadores. O programa é direcionado às empresas classificadas como de baixo risco, que não oferecem riscos significativos à saúde, segurança ou meio ambiente e, por isso, possuem trâmites simplificados.
Entre os exemplos estão salões de beleza, barbearias, lojas de roupas, papelarias, escritórios de contabilidade, agências de publicidade, bancas de revistas, ateliês de costura, serviços de informática e pequenos comércios de bairro, entre outras.
O Simplifica Ribeirão entra em operação na próxima segunda-feira (22) e o acesso será feito pelo portal.
Entre as principais inovações do Simplifica Ribeirão estão a viabilidade automática com cartografia digital, que avalia o local pretendido para instalação do negócio com base em mapas digitais e regras de zoneamento urbano.
Com o novo sistema, o resultado é emitido em até três minutos – contra uma média de dois dias e sete horas em 2023 e de oito horas atualmente.
Já a inscrição municipal com coleta complementar, que permite o registro automático da empresa e a emissão do alvará de funcionamento de forma totalmente integrada ao VRE/REDESIM, passou a ser concluída de forma instantânea, enquanto em 2023 o processo levava em média quatro dias e atualmente um dia e onze horas
. Para o prefeito Ricardo Silva (PSD), Ribeirão Preto está mostrando que é possível oferecer serviços públicos com a mesma agilidade e eficiência do setor privado. “Com o Simplifica Ribeirão, estamos eliminando barreiras burocráticas e criando um ambiente favorável para quem quer empreender e gerar empregos na nossa cidade”, diz.
“Mais do que um sistema, o Simplifica Ribeirão é uma estratégia de transformação digital e desenvolvimento econômico, que coloca Ribeirão Preto entre as cidades mais ágeis, modernas e competitivas do país”, destaca Ricardo Silva.
Além de reduzir custos operacionais e burocracia para empreendedores e contadores, o Simplifica Ribeirão deve aumentar a formalização e a regularização de negócios, estimular a geração de emprego e renda e fortalecer a confiança dos agentes econômicos.
Para o secretário da Fazenda, Fernando Soares, o programa representa uma verdadeira mudança de paradigma. “Essa é uma transformação estrutural no relacionamento da Prefeitura com os empreendedores. Estamos aplicando inteligência de dados e automação para garantir rapidez, segurança e previsibilidade aos processos de abertura de empresas”, afirmou.
Iniciativa, evolução do sistema Empresa Fácil, tem foco na agilidade, na experiência do usuário e na integração inteligente entre os órgãos licenciadores, a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, deu um passo decisivo rumo à modernização e à desburocratização dos serviços públicos com a criação, nesta quarta-feira, 17 de setembro, do Simplifica Ribeirão – programa que integra novas tecnologias, automações e inteligência de dados para acelerar e simplificar a abertura de empresas no município. A iniciativa, que representa a evolução do sistema Empresa Fácil, tem foco na agilidade, na experiência do usuário e na integração inteligente entre os órgãos licenciadores.
O programa é direcionado às empresas classificadas como de baixo risco, que não oferecem riscos significativos à saúde, segurança ou meio ambiente e, por isso, possuem trâmites simplificados.
Entre os exemplos estão salões de beleza, barbearias, lojas de roupas, papelarias, escritórios de contabilidade, agências de publicidade, bancas de revistas, ateliês de costura, serviços de informática e pequenos comércios de bairro, entre outras.
Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/programa-revoluciona-abertura-de-empresas/