Pão de queijo, bananada, ventilador, balança, aquecedor, produto de limpeza, curso de idiomas. Esses são alguns exemplos dos produtos e serviços que empresas de toda a região de Campinas pretendem comercializar fora do Brasil. E foi no Poupatempo do Exportador, montado pela primeira vez em Campinas pela Investe São Paulo nesta sexta-feira, 4 de dezembro, que os mais de 450 empreendedores puderam colher informações sobre serviços como exportar ou melhorar sua participação no comércio internacional.
A estrutura fez parte da programação do primeiro Seminário de Capacitação do Exportador do SP Export, programa de incentivo às exportações recém-criado pela agência de promoção de investimentos do Governo do Estado de São Paulo, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A partir de agora, a Agência fará mais 19 edições do evento em outras regiões do Estado.
O evento, realizado no Centro de Convenções Expo D. Pedro, contou com a parceria da Prefeitura de Campinas, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp – Campinas), Lide Campinas – Grupos de Líderes Empresariais, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Desenvolve SP.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Márcio França, que representou o governador Geraldo Alckmin, ressaltou durante a cerimônia de abertura a importância das exportações para o atual momento da economia nacional:
“O Brasil só vai virar o jogo se a virada começar por São Paulo. Nós podemos fazer acontecer. No nosso Estado, temos a melhor infraestrutura logística, o melhor corpo técnico e tecnológico, inteligência comercial e estabilidade política. O comércio exterior ainda tem espaço para que os empresários paulistas vendam 33% a mais do que vendem hoje”, disse França.
“Tem se falado muito das dificuldades econômicas que estamos enfrentando, mas nós decidimos observar as oportunidades e focar na superação delas. Essa iniciativa vai mostrar ao empresariado que a exportação é possível e que existem vários parceiros nossos que podem ajudá-los nessa empreitada”, disse o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós.
“Embora a região de Campinas já tenha uma importante atuação no comércio exterior, é importante conhecer o perfil dos empresários para saber como ajudá-los. Por isso, governos federal e estadual estão trabalhando em parceria para que esses seminários ajudem a incrementar a relevância do Brasil no cenário internacional”, ressaltou o diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Herlon Alves Brandão.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também ressaltou a importância do município, lembrando que a cidade foi considerada a quinta melhor para empreender no Brasil segundo estudo divulgado recentemente. “Cerca de 70% dos participantes inscritos para este evento são empresários. Isso mostra que o empresariado da região está interessado e empenhado em incrementar seus negócios, inclusive internacionalmente”, declarou.
O presidente da Desenvolve SP, Milton Santos, parabenizou a organização do evento e disse que a agência de fomento estará presente em todas as edições do SP Export.
Capacitação do exportador
O serviço Poupatempo do Exportador reuniu ao longo de todo o evento órgãos e instituições em cinco temáticas de atendimento aos empresários: capacitação, financiamento, adequação de produtos, ações de promoção e estudos de inteligência de mercado.
Os empreendedores participantes puderam tirar dúvidas e se inscrever em serviços ligados ao comércio exterior. O objetivo era identificar in loco as necessidades específicas da iniciativa privada da região na conquista de mercados no exterior e propor soluções. O atendimento começou no evento, mas terá continuidade de agora em diante, com a supervisão da equipe da Investe SP.
Entre as instituições e órgãos participantes do Poupa Tempo do Exportador, estão a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), o Ciesp – Campinas, MDIC, os Correios, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e a Apex-Brasil.
O evento contou ainda com apoio de diversas associações de classe, como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).