Últimas Notícias

Presidentes de grandes empresas de tecnologia reúnem-se com governos para abertura da São Paulo Tech Week

A São Paulo Negócios, empresa que promove negócios e investimentos na capital paulista e a Investe SP, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado, realizaram nesta quarta-feira, 28 de outubro, a cerimônia de abertura da São Paulo Tech Week 2015 (SPTW). O evento foi oferecido por um dos parceiros da SPTW, a IT Mídia, que inclusive sediou a solenidade.

Além das autoridades, participaram como palestrantes os presidentes da IBM Brasil, Marcelo Porto, da Stefanini, Marco Stefanini, da Google Brasil, Fábio Coelho e o CEO da Totvs, Laércio Cosentino. A diretora da São Paulo Negócios Beatriz Gusmão foi a mestre de cerimônias.

“Este evento será um marco de parceria entre o setor público e o privado. Apesar dos pontos fortes que São Paulo já apresenta como polo de tecnologia, é preciso criar ações que apoiem tanto a internacionalização das empresas que já estão aqui quanto a capitação de talentos”, disse o presidente da SP Negócios, Rodrigo Pirajá.

Para Sérgio Costa, diretor da Investe São Paulo, o momento para a criação de uma semana dedicada ao assunto foi ideal. “Sempre soubemos que tecnologia da informação e comunicação é um setor estratégico para o desenvolvimento por meio de empregos de qualidade, produtos e serviços de alto valor. Posicionar a capital como hub desse setor é posicionar o Estado como um todo”, explicou.

Já o secretário Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico do Município, Rogério Ceron, falou sobre o reforço que o setor público está procurando dar às empresas de tecnologia. “Mostramos que é possível fazer políticas públicas por meio da união de esforços. O governo deve ser um catalisador de iniciativas que não precisem necessariamente de recursos públicos”, disse.

Palestras

“A Tech Week reflete talvez o destino da própria cidade de São Paulo, que, ao analisarmos, percebemos que é ser um polo de serviços e tecnologia”, explicou Laércio Cosentino, da Totvs. Segundo ele, é preciso incentivar o crescimento de empresas com pessoas que contribuam para uma sociedade cada vez mais pronta e conectada.

Marcelo Porto falou sobre computação cognitiva, que, segundo ele, é o que possivelmente vai diferenciar a tecnologia daqui para frente. “Precisamos fomentar ecossistemas que desenvolvam sistemas complexos por trás das grandes plataformas. E é por meio de parcerias com governos que vamos ter a mão de obra capacitada necessária para tornar isso possível”, afirmou.

Seguindo o mesmo raciocínio, Marco Stefanini ressaltou São Paulo como a cidade mais pujante dentro do ecossistema do desenvolvimento tecnológico do Brasil. “A América Latina carecia de uma iniciativa como essa semana, realizada no centro do empreendedorismo brasileiro. E precisa ter uma longa continuidade”, defendeu.

“Estamos cada vez mais mostrando que a tecnologia tem um papel que vai além da inclusão digital, iluminando cada ineficiência e transformando-a em negócio”, afirmou o presidente do Google. Segundo ele, é preciso que as diferentes esferas de governo estabeleçam regras claras, incentivando a competitividade e as condições para o empreendedorismo.

Sobre a São Paulo Tech Week

Em sua primeira edição, a SPTW busca celebrar o DNA tecnológico, inovador e empreendedor de São Paulo por meio de um movimento que conecta organizações da sociedade civil, iniciativas governamentais, grandes empresas de tecnologia, escolas, coletivos hackers, startups e coworkings.

De 03 a 09 de novembro, a programação da SPTW contará com mais de 60 atividades simultâneas em diversos locais da capital paulista e de algumas cidades do interior do Estado, com objetivo de estimular a cultura de inovação e inspirar a geração de novos talentos para o setor.

A SPTW é iniciativa conjunta da SP Negócios, agência de promoção de investimento da cidade de São Paulo, e da Investe SP, agência de promoção de investimentos ligada ao Governo do Estado de SP, com patrocínio da Totvs, Buscapé, IT Mídia, PRODAM e CBCDE – Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico. Dentre os organizadores de atividades estão BID, Startup Brasil, Samsung, IBM, Intel, Ambev, Assespro, ABStartups, SEBRAE-SP, LabProdam, Berrini Ventures e SP Cine.

A iniciativa reforça posição estratégica de São Paulo como hub global de inovação.

Programação
Com as atividades divididas em áreas como tecnologia, inovação, startups, verticais e diversos, estima-se que mais de 10 mil pessoas participem das atividades, que variam entre oficinas, cursos, debates, competições, hackathons, palestras, exposições, dentre outros.

A abertura oficial da SPTW será realizada no próximo dia 28 de outubro, na sede do IT Mídia, e contará com a presença de entidades governamentais, CEOs de empresas de tecnologia, associações do setor e representantes do ecossistema de startups de São Paulo.

Nos dias 3 e 4, a cidade recebe o CASE – Conferência Anual de Startups, maior evento de startups e empreendedorismo da América Latina. A conferência conta com mais de 25 palestrantes, com destaque para convidados internacionais como Andrea Barrica, da 500 Startups/InDinero, Luis Samra, do Evernote e Morten Primdahl, da Zendesk. Na programação da SP Tech Week, destacam-se outros eventos e competições para startups, como Demo Brasil, organizado pela Beats Brasil, Spark Awards, realizado pela Microsoft; Open Startups, iniciativa do Wenovate e FGV-EAESP|GV-Cepe, além do Demo Day do Startup Brasil, realizado pela Softex e MCTI.

Adicionalmente, estão programadas diversas atividades ligadas à tecnologia e empreendedorismo. O SEBRAE-SP oferece uma programação diversificada de palestras com conteúdo voltado a empreendedores, enquanto a Samsung Ocean Dev Week e o LabProdam apresentam diversas oficinas de programação direcionadas aos desenvolvedores. Estão confirmadas ainda a realização de duas Hackatonas, o Hackathon Ambev, buscando inovações para a indústria da cerveja, e Destination Hack Brasil, voltado a encorajar desenvolvedores a reinventar o conceito de viagens no Brasil.

Na capital paulista, os eventos da SPTW tomarão toda a cidade. A Biblioteca Cora Coralina, em Guaianazes, recebe uma edição da RodAda Hacker, que oferecerá oficinas de programação para meninas e mulheres. No centro, acontece o X-Drones, iniciativa que mesclará palestras, workshops e experiência de voo com Drones. Na região do Campo Limpo, o Arrastart organizará oficina maker para jovens da região. Já na principal avenida da cidade, ocorre o Paulista Hack, com palestras inspiradoras, apresentações de startups e networking ocupando o vão do MASP.

Entre os dias 6 e 8 de novembro, acontece em Paraisópolis o Startup Weekend to Improve Lives. Com apoio do Google for Entrepreneurs e do BID, o evento inspira a comunidade a aplicar seus talentos e habilidades para criação de soluções para os problemas locais.

Dentre as verticais presentes na semana, encontram-se o SP Fintech Summit, evento que debate as tecnologias disruptivas para o mercado de serviços financeiros; o Wearable Festival, com debates sobre IoT e tecnologia para moda; o Spin 2.0, voltado para desenvolvedores independentes de games; Conferência Digitalks, com palestras relacionadas a temas de marketing digital; Health Rounds, com palestras sobre tecnologia para setor de saúde; e o Data Center Week, com uma semana de eventos celebrando o maior hub de data centers da América Latina.

Interior de SP
As cidades de Sorocaba e São José dos Campos também integram a programação da SP Tech Week com dois eventos. No Acelera Startup, uma promoção em Sorocaba da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em parceria com o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), os participantes poderão apresentar projetos para mentores e investidores. Haverá ainda uma palestra com Amyr Klink, rodadas de negócios e espaço para networking.

Já o Phyton Brasil reúne centenas de pessoas durante cinco dias para discutir sobre software livre e práticas de desenvolvimento na linguagem Python. O evento é organizado pelo grupo de usuários de Python de São José dos Campos com apoio da Associação Python Brasil.

Como participar?
A maioria dos eventos tem participação gratuita e aberta ao público, porém as vagas costumam ser limitadas e requerem inscrições prévias. A programação completa está disponível no site: www.saopaulotechweek.com