Nesta terça-feira, 7 de abril, o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, destacou a importância da indústria automotiva na solenidade de abertura da 12ª edição da Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços. O evento, que discutiu as dificuldades que o setor automotivo enfrenta e traçou um panorama para a indústria de reposição nos próximos anos, contou também com a participação da diretora do Departamento de Indústrias de Equipamentos de Transporte da Secretaria do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), além de presidentes de sindicatos e associações do setor.
Representando o governador, o presidente da Investe SP ressaltou o potencial do Estado: “São Paulo é um dos maiores produtores de veículos do mundo e tem também a mais completa e diversificada indústria de peças automotivas do País. Aqui estão quase 70% das empresas filiadas ao Sindipeças. São companhias que escolhem instalar-se em uma região que conta com infraestrutura logística, portos e aeroportos diferenciados”, comentou. Ele colocou tanto a Investe SP como o governo à disposição dos empresários que atuam nesse mercado. “Sabemos das dificuldades que o setor enfrenta hoje e estamos preparados para atender essas demandas” comentou Quirós.
Segundo Margareth, estamos em um momento de reflexão sobre o presente e o futuro do setor. “Agora é o momento de implantarmos tanto ações emergenciais como também de médio e longo prazo. Precisamos de soluções inovadoras e da construção conjunta de uma agenda propositiva que atenda as necessidades do setor. O desenvolvimento do país passa pela indústria”, afirmou Margarete.
O presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Paulo Roberto Butori, apontou a necessidade de incentivo à renovação da frota como forma de recuperação do setor. “Temos que usar a crise que enfrentamos na economia em prol do desenvolvimento do país. Tenho convicção que o mercado de reposição vai recarregar o setor automotivo, composto hoje por 4,5 milhões de veículos. Temos grandes oportunidades para explorar neste momento”, observou.
Participaram também da abertura da feira Antonio Carlos Silva, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa), Francisco de La Torre, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo (Sincopeças) e Renato Gianini, presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (Andap) e o Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e Veículos no Estado de São Paulo (Sicap).
Sobre a Automec
Um dos principais eventos da indústria de reposição automotiva, a Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços coloca distribuidores, lojistas, atacadistas, varejistas e oficinas em contato com representantes da indústria. O objetivo é proporcionar um ambiente propício para a realização de networking e troca de experiências através da demonstração de produtos e lançamentos. A 12ª edição do evento acontece de 7 a 11 de abril, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.