Iniciativa faz parte da 2ª edição do Fashion Sampa: Acelerando Moda e Costura. As inscrições para o programa ficam abertas até o dia 9 de dezembro. O apoio será dado a 25 empreendedores selecionados
A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas, até 9 de dezembro, para a 2ª edição do Fashion Sampa: Acelerando Moda e Costura, iniciativa com foco em negócios sustentáveis. Os 25 empreendedores selecionados receberão um aporte de R$ 30 mil, além de capacitações especializadas. Todo o processo de aceleração é gratuito, com início das atividades previsto para janeiro de 2026.
O apoio financeiro será disponibilizado na forma de mobiliário, maquinário, materiais e serviços. O programa também oferece desenvolvimento de planos de crescimento, orientação técnica e gerencial individual, além de capacitações coletivas.
Podem se inscrever empreendimentos de moda que atuem com produção têxtil sustentável e de impacto, design autoral, marcas independentes, articulação comercial e organização de eventos de moda.
Para participar da seleção, é necessário atuar na cidade de São Paulo há pelo menos dois anos e contar com dois proponentes maiores de 18 anos, ambos residentes na capital paulista.
Entre os negócios acelerados na primeira edição, destacam-se: o Ateliê de Moda Tati Santos, que transforma tecidos descartados por grandes confecções em peças exclusivas; o CISARTE, associação que oferece formação técnica em moda para pessoas em situação de rua; o coletivo Flor de Kantuta, formado por mulheres migrantes andinas que já sofreram exploração de trabalho na cadeia têxtil; o estilista Leandro Castro, que cria vestuário a partir de resíduos têxteis; e a PanaPanã Boutique Colaborativa, que transforma roupas usadas em peças artísticas.
O Fashion Sampa é uma realização da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo.
“O mercado da moda está em constante transformação, e a primeira edição do programa é um reflexo desse movimento. Em 2026, ampliamos as vagas para impulsionar ainda mais o setor e fortalecer a vitrine da moda sustentável na cidade.”, reforça o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
A aceleração apoia a estruturação, o funcionamento e a gestão de micro e pequenos negócios do setor. O objetivo é ampliar oportunidades e mercados por meio do fortalecimento das marcas, definição de público-alvo, pesquisa de mercado, planejamento de coleções e agregação de valor aos produtos.
Serviço
– 2ª edição do Fashion Sampa – Acelerando Moda e Costura
– Período de inscrições: 14 de novembro a 9 de dezembro de 2025
– Inscrições: https://adesampa.com.br/fashionsampa