A Embraer e o Estado Português assinaram nesta quarta-feira (17) o aditamento ao atual contrato para a aquisição da sexta aeronave KC-390 Millennium e a inclusão de dez novas opções de compra para potenciais aquisições por parte de futuras nações parceiras. O valor do negócio não foi divulgado.
O acordo faz parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea Portuguesa, com o objetivo de apoiar as operações das Forças Armadas e aumentar a prontidão em missões de interesse público.
“A aquisição do sexto KC-390 fortalece significativamente a capacidade estratégica e operacional da Força Aérea Portuguesa, ao aumentar de forma substancial a disponibilidade do transporte tático e logístico”, disse o general João Cartaxo Alves, chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa.
“Esta expansão da frota permite a Portugal dispor de uma plataforma robusta e flexível, para responder rápida e prontamente a um vasto leque de missões, tanto militares como de apoio às emergências civis, nacionais ou internacionais, reforçando assim o papel da Força Aérea no serviço à sociedade.”
“A assinatura deste contrato, o primeiro do tipo feito por um operador, demonstra o reconhecimento da qualidade, eficiência operacional e capacidade multimissão da nossa aeronave”, afirmou Bosco da Costa Júnior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Portugal se torna uma referência para nações europeias e membros da OTAN que buscam uma aeronave de última geração para equipar e modernizar suas frotas”.
Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstra uma produtividade excepcional em sua categoria. Até o momento, essa aeronave do século 21 já foi escolhida por 11 Forças Aéreas em todo o mundo, incluindo oito países europeus e sete membros da OTAN.
O KC-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios e missões humanitárias operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.
A aeronave também pode ser configurada com equipamento de reabastecimento aéreo (AAR), tanto como reabastecedora quanto como receptora, neste caso recebendo combustível de outro KC-390, utilizando pods instalados sob as asas.