Últimas Notícias

Missão organizada pela Investe SP levará empresas para explorarem mercados na Argentina

Depois de 24 anos fabricando módulos metálicos habitacionais em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, a Brasmodulos vai, pela primeira vez, vender seus containers habitáveis para outro país: a Argentina. A exportação ainda não começou, mas, com a missão comercial que será realizada no início de novembro pela Investe SP em parceria com a Apex-Brasil, a internacionalização está um passo mais perto de se tornar realidade.

“Nós já tínhamos interesse de buscar oportunidades no mercado externo e nos demos conta de que seria possível entrar em países da América do Sul pela facilidade logística. Sentimos a necessidade de nos aprimorarmos e conhecemos esse projeto maravilhoso, com tanta gente bacana que nos motivou a levar produtos para a Argentina”, explica José Roberto Macedo, representante da empresa.

A Brasmodulos vai participar não só da missão, mas também está se cadastrando para ser atendido pelo Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), operacionalizado pela Investe SP em parceria com a Apex-Brasil.

A fabricante de açaí Peg Açaí começou a funcionar faz menos de um ano e também já vê na ação uma oportunidade para colocar em prática os planos de internacionalização de sua empresa.

“Vamos estudar os hábitos de consumo dos argentinos e conhecer potenciais clientes. Nosso objetivo é vender o açaí como um produto de alto valor nutricional que possa fazer parte da alimentação deles assim como faz da de tantos brasileiros”, explicou o porta-voz da empresa, Geraldo Ramos.

Segundo ele, o objetivo da empresa a longo prazo é vender para grandes marcas alimentícias de mercados, inclusive nos Estados Unidos. E a missão vai ajudá-lo a começar o processo pela América do Sul.

Curso preparatório

Ramos e Macedo foram dois dos mais de 50 participantes do workshop preparatório para a missão São Paulo-Argentina realizado nesta quarta-feira, 6 de outubro, na sede da Investe São Paulo.

O encontro reuniu representantes de empresas cadastradas não só para participar da viagem ao país vizinho, mas também empreendedores cadastrados no núcleo do Peiex (Projeto de Extensão Industrial Exportadora) operacionalizado pela Investe SP em parceria com a Apex-Brasil.

“Temos uma grande oportunidade. A Argentina vive um momento de abertura para o mundo com o novo governo do presidente Maurício Macri. O Estado de São Paulo já participa com mais de 54% das empresas brasileiras que exportam para a Argentina. E vamos aumentar esta marca com as mais de 100 empresas que estarão conosco em Buenos Aires. Esta é a orientação do governador Geraldo Alckmin”, explica o presidente da Investe SP, Juan Quirós. 

“É uma honra acompanhar tantas empresas ingressarem em novos mercados. Esperamos que esse workshop seja um trampolim para o sucesso de vocês nos negócios com empresas argentinas”, afirmou o diretor Sérgio Costa, que abriu o evento.

Capacitação

O seminário começou com o painel “panorama e oportunidades de negócios na Argentina”, moderado pelo gerente do escritório paulista da Apex-Brasil, Francisco Luna, e com a participação de Ilan Avrichir, professor titular de Estratégia Internacional da ESPM, de Fabrizio Panzini, especialista em Políticas e Indústria da CNI e de Ricardo Santana, gerente de Exportação da Investe SP.

“Qualquer empresa pode realizar uma viagem para conhecer um mercado, mas, quando tem o apoio de entidades como a Apex-Brasil e a Investe SP para dar apoio e conhecimento estratégico, as negociações acontecem de forma muito mais eficiente”, afirmou Panzini.

Já Ricardo Santana lembrou alguns dos motivos que estão levando tantas empresas a procurarem novos negócios no país portenho. “O FMI diz que a Argentina vai crescer mais que a média do mercado mundial nos últimos anos, e estamos em um ótimo momento de relacionamento entre eles e o Brasil,” explicou.

Na segunda fase do evento, os participantes assistiram a uma palestra de Silvana Gomes, especialista em Gestão Empresarial e Comércio Exterior e coordenadora de Exportação da Investe São Paulo, sobre como preparar-se para missões comerciais internacionais.

Em seguida, Natália Muto, também da área de exportação da Investe SP, conversou com os presentes sobre a programação da missão comercial junto de Florência Gomes, da Hochmann International. A Hochmann foi contratada para encontrar potenciais parceiros de negócios para empresas paulistas na Argentina e convidá-las para as rodadas que serão realizadas durante a ação.

A missão

O objetivo missão São Paulo-Argentina é aproximar as duas regiões comercialmente, levando uma quantidade maior de produtos do coração financeiro e industrial do Brasil para a Argentina. Além disso, a missão faz parte de uma série de ações que vêm sendo tomadas para aproximar institucionalmente os dois países.

Para essa missão, a Investe SP e a Apex-Brasil contam também com a parceria da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que selecionou participantes do Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, e do Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA), que agrupa agentes da cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar. Veja aqui a cobertura completa sobre a primeira ação do tipo realizada pela Investe SP.

Tanto as missões comerciais realizadas pela Agência ao longo de 2016 quanto a operacionalização do Peiex fazem parte do SP Export, Programa Paulista de Apoio às Exportações.

Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação , o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

A iniciativa tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como parte do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), por meio de convênio.

Estão  incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros, seminários de capacitação e atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços e informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.