Últimas Notícias

Mercado de sorvete cresce nesse ano

As vendas de sorvete no Brasil devem alcançar 505 milhões de litros neste ano, ante os 499 milhões de litros de 2005. Já o faturamento das fabricantes do setor deve passar de US$ 860 milhões para US$ 886 milhões, uma alta de 3% na comparação dos períodos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Sorvestes (Abis). O verão responde por cerca de 50% das vendas brasileiras de sorvetes e para aproveitar o melhor momento para o setor as empresas não poupam investimentos, principalmente, no lançamento de produtos. A Kibon, da anglo-holandesa Unilever, está lançando 13 produtos e uma linha de coberturas. Para isso, fechou parceria com a Kraft Foods e a Cadbury Adams para transformar chocolates e chicletes em sorvetes. O investimento é de US$ 17 milhões. Entre os lançamentos estão o picolé de Diamante Negro e o Kibon Aciloco, a versão gelada para o chiclete Bubballo e, na versão premiun, o Kibon Carte d''Or Sonho de Valsa. Já a Nestlé preparou para os consumidores 25 lançamentos, além de embalagens colecionáveis para sorvetes de 2 litros e 14 novos sabores, e apresentações especiais para itens que serão comercializados em sorveterias, bares e hotéis. As parcerias mais recentes da Nestlé são com a Domino''s Pizza, onde o cliente encontra quatro sabores de sorvete, além das linhas Molico e La Frutta; e com a Casas Bahia, para a quarta edição da Super Casas Bahia, onde é possível encontrar os lançamentos e também os novos sabores de sorvete em massa. A empresa não revela investimentos, mas informou que a expectativa é de crescimento de 25%, em volume, sobre a temporada anterior de verão. A Häagen Daas, que atua no segmento super premium, está investindo no posicionamento da marca, com o conceito sobremesa, para alavancar as vendas também fora do verão. Desde outubro de 2005, quando iniciou o posicionamento, a Häagen Dazs já investiu US$ 925 mil em ações de marketing e US$ 1,4 milhão em rede de lojas. Nos últimos doze meses encerrados em outubro deste ano, as vendas da empresa cresceram cerca de 190%, ante as de igual período anterior.