Com unidades em Sorocaba e Osasco, a Local DC, empresa de tecnologia e data center e especialista em inteligência artificial e infraestrutura para aplicações críticas, inaugurou uma nova unidade em Campinas (SP) com investimento estimado em US$ 20 milhões, ampliando sua capacidade de infraestrutura digital.
Projetado para suportar a AI Stack da empresa, voltada à cargas críticas, processamento intensivo de dados e serviços digitais de alta disponibilidade, o novo espaço inicia suas operações com capacidade de 6 megawatts (MW), com possibilidade de expansão para até 12 MW, acompanhando o crescimento da demanda por aplicações de inteligência artificial e computação avançada.
Ao todo, são 10 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para até 1.200 racks preparados para ambientes de alta densidade computacional. “Estamos entregando uma infraestrutura preparada para o presente e futuro do Brasil, e Campinas reúne características fundamentais para esse projeto, como localização estratégica, suporte, conectividade e mão de obra qualificada, sendo o ambiente ideal para esse investimento”, afirma Wagner Rapchan, diretor presidente da Local DC.
A infraestrutura foi projetada para atender workloads modernos, incluindo uso intensivo de GPUs, análise de dados em tempo real e plataformas privadas de inteligência artificial. O projeto também incorpora conceitos de eficiência energética, com arquitetura voltada à operação contínua, segura e resiliente, adequada a serviços digitais de missão crítica. O novo data center amplia a capacidade da empresa de atender demandas cada vez mais complexas, incluindo clientes que buscam ambientes robustos, escaláveis e confiáveis, oferecendo alta disponibilidade e performance.
O modelo adotado pela Local DC é a arquitetura descentralizada, que prioriza o baixo impacto ambiental ao integrar uma estratégia que aproxima o processamento das fontes de energia limpa, com infraestrutura elétrica estável, em ambientes de menor densidade térmica e com conectividade de fibra óptica, reduzindo perdas na transmissão, otimizando o consumo elétrico e favorecendo modelos de resfriamento mais eficientes. Essa abordagem permite distribuir a carga computacional de forma inteligente, garantindo alta performance ao mesmo tempo em que reduz a pegada de carbono e os custos operacionais, reforçando a sustentabilidade como um pilar estratégico do crescimento da companhia.
“Com a unidade de Campinas, ampliamos nossa presença no mercado nacional de infraestrutura digital e damos mais um passo em direção à atuação internacional. Junto da estrutura de Sorocaba e Osasco, ainda contribuí na consolidação de São Paulo como um dos principais hubs brasileiros voltados à tecnologia, inteligência artificial e serviços digitais de alta criticidade”, finaliza Rapchan.
Fonte: https://ipesi.com.br/local-dc-inaugura-data-center-de-us-20-milhoes-em-campinas/