Atrair investimentos privados e incentivar a geração de emprego e renda, além de projetos focados em sustentabilidade. São alguns dos objetivos pelos quais a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), reuniu empresários de diversos setores em Cubatão, na Baixada Santista. No encontro, promovido em parceria com a prefeitura do município, a agência apresentou iniciativas que estão à disposição de empreendedores de qualquer porte e setor.
A InvestSP oferece apoio gratuito à instalação ou ampliação de fábricas, centros logísticos e unidades administrativas, por exemplo, que vai desde a escolha do local para os empreendimentos até orientação sobre temas como licenciamento ambiental e acesso a serviços básicos, como água, gás e energia. Empresas de micro, pequeno e médio porte ainda têm acesso à capacitação gratuita para exportação, por meio do Exporta SP.
“Cubatão tem uma indústria forte e está distante poucos minutos do maior porto do país, em Santos, o que torna a cidade estratégica para a economia não apenas de São Paulo, mas do Brasil. Queremos colocar nosso conhecimento à disposição dos empreendedores para garantir um ambiente de negócios cada vez mais atrativo para o setor privado, com novos investimentos e geração de emprego e renda”, diz o gerente de Investimentos da InvestSP, Renato Barros.
Empresas instaladas na cidade, que conta com um dos maiores polos industriais do país – voltado para setores como petroquímico, siderúrgico, químicos, fertilizantes e logística -, ainda podem contar com apoio da InvestSP na implantação de projetos focados em economia circular, descarbonização, transição energética e reindustrialização, que estão entre as trilhas de desenvolvimento definidas pelo Governo do Estado e pela SDE e seguidas pela agência.
O encontro contou, ainda, com a participação de membros da Desenvolve SP, a agência do empreendedor paulista, também vinculada à SDE e que oferece crédito com prazos maiores de pagamento e taxas de juros mais competitivas para o setor empresarial e para os municípios.