Últimas Notícias

Investe SP realiza capacitação de prefeituras da Baixada Santista para atração de investimentos

Com apoio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), a Investe São Paulo realizou, no último dia 16 de outubro, sua primeira ação institucional de capacitação de municípios para atração de investimentos fora de sua sede. O evento foi realizado no escritório da Agem com a participação de todas as prefeituras municipais representadas pela entidade, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e da Desenvolve São Paulo.

O objetivo do evento era possibilitar uma discussão sobre como tornar o município mais atrativo para potenciais investidores. Na ocasião, o diretor de Investimentos da Investe São Paulo, Sérgio Costa, realizou uma palestra sobre ferramentas que ajudam no atendimento de empreendedores e contribuem para a criação de uma estrutura adequada para a escolha do município pelo investidor.

 “São as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam nossos serviços”, explicou o diretor. “A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da agência fazem listas de cidades que podem atender às necessidades da empresa, levando os representantes inclusive para visitas a terrenos”.

Ele ainda parabenizou a Agem pela iniciativa de fazer o evento. “É muito bom realizar esse trabalho junto a prefeituras como as da Baixada Santista, que estão preocupadas não só em atrair novos investimentos, mas também em fazer com que os empresários que já estão nessas cidades permaneçam e reinvistam. Temos muito que fazer a partir daqui”, disse.

O diretor da Desenvolve São Paulo, Nadson Xavier, fez uma apresentação mostrando as linhas de crédito que podem auxiliar os municípios na renovação e aquisição de infraestrutura.

Na abertura do encontro, o diretor Executivo da Agem, Marcelo Siqueira, falou sobre a importância da parceria com a Investe São Paulo: “Tenho certeza de que o dia de hoje será extremamente produtivo. A aproximação com a equipe da Investe SP vai oferecer um excelente suporte para atrairmos investimentos que gerem emprego e renda”.

Paulo Delgado,  assessor de gabinete da SDECTI que coordenou os trabalhos em nome do secretário da pasta, Nelson Baeta Neves Filho, aproveitou a oportunidade para elogiar o Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista com o encontro institucional.

“Quando vemos o esforço da Baixada Santista de atuar como um grupo de cidades que se unem para o desenvolvimento conjunto ficamos muito entusiasmados. Tenho certeza de que este plano será parâmetro e um exemplo a ser seguido por muitas regiões do Estado de São Paulo”, disse.

Depois das palestras da Investe SP e da Desenvolve SP, na segunda parte do evento, foi realizado um fórum no qual cada prefeitura apresentou as principais características de seu município, como principal atividade econômica, oportunidades de negócios, distritos ou polos industriais, áreas disponíveis para plantas produtivas, leis de incentivos, centros tecnológicos e outras informações.

O gerente geral da Investe São Paulo, Wilson Soares, e a vice-presidente do Condesb, Maria Emilia Botelho, além da diretora técnica em exercício da Agem, Renata Bernardino, também estiveram presentes no evento.

Encontros com municípios
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, a agência Investe São Paulo está promovendo uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais para debater projetos locais de atração de investimentos. Até o momento, já foram realizadas 25 reuniões, com mais de 424 municípios. Os municípios que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar sua inscrição pelo telefone (11) 3100-0352.

Sobre a AGEM
A Agência Metropolitana da Baixada Santista -AGEM, foi criada através da Lei Complementar Estadual Nº 853, de 23 de dezembro de 1998, como entidade autárquica com sede e foro em município da Região Metropolitana da Baixada Santista. A AGEM tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum na Região Metropolitana da Baixada Santista.