Um esforço para manter 800 empregos em Cotia será feito pela Investe São Paulo diante da mudança das instalações da empresa Delphi para Piracicaba. A empresa ofereceu a possibilidade de transferir mais de 200 dos 800 funcionários, mas nem todos aceitaram mudar de cidade. Nesta quinta-feira (10/9), o presidente da Investe SP, Juan Quirós, recebeu o deputado estadual Marcio Camargo; o secretário de Indústria e Comércio de Cotia, Almir Rocha; Jorge Nazareno, do Sindicato os Metalúrgicos de Osasco e o professor Edgar Nóbrega, que pediram ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, a ajuda da Agência para atrair investidores que empreguem esse contingente.
Juan Quirós mobilizou a equipe da Investe para avaliar, no seu rol de investidores atendidos, a possibilidade de interesse pela área onde hoje ainda atua a Delphi, com 95 mil m2, sendo 20 mil m2 de planta edificada. Mas deixou claro que será necessário, primeiro, saber se a empresa que se desloca tem interesse em alugar ou vender sua área. Para tanto, pediu ao parlamentar que marque uma reunião com a direção da empresa.
Esforço exportador – Ao mesmo tempo Juan solicitou uma relação das empresas exportadoras – ou com potencial de exportação – instaladas em Cotia, de forma que possa incluí-las no esforço de conquista de novos mercados para produtos paulistas, missão que agora faz parte das novas atribuições da Investe SP. “O governador Geraldo Alckmin e o secretário e vice-governador Márcio França foram bem claros. Tem que ajudar a criar e também a manter empregos. O emprego é a dignidade do ser humano. Por isso vamos agir em conjunto para tentar atrair uma nova empresa que possa aproveitar a mão de obra capacitada da indústria que agora se muda”.
A próxima reunião com a empresa será agendada pelo parlamentar com o diretor Sérgio Costa, e o presidente Quirós fez questão de participar junto com o sindicalista e demais autoridades presentes no encontro desta quinta-feira.