Ao longo dos dias 17, 18 e 19 de abril, a Investe São Paulo realizou 3 encontros com empresários, gestores municipais, representantes de entidades e demais cidadãos das regiões de Franca, Ribeirão Preto e Central. Os eventos fazem parte de uma ação que percorre as 17 regiões do Estado de São Paulo para apresentar os diversos serviços gratuitos oferecidos por órgãos do Governo do Estado para movimentar a economia paulista.
Entres os participantes dos eventos, estiveram os prefeitos de: Patrocínio Paulista, Mauro Barcellos; Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, Santa Rosa de Viterbo, Francisco Dias Júnior; Pitangueiras, Marco Aurélio; Cravinhos; José Carlos Carrascosa; Santa Lúcia; Luiz Antônio Noli, Rincão e Therezinha Servidoni. Estiveram presentes também o vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto e a deputada estadual Márcia Lia.
Os comerciantes, empreendedores e investidores foram orientados sobre: a importância de utilizar informações estratégicas nas decisões de investimento; como acessar projetos de apoio ao exportador; como funciona o programa de assessoria às empresas recém-abertas na Jucesp; sobre cursos disponíveis na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Para os gestores municipais o encontro foi uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com as instituições participantes, fortalecer o vínculo com as autoridades vizinhas e pensar ações conjuntas para serem trabalhadas regionalmente.
A receptividade dos participantes às informações foi um ponto de destaque dos eventos. De acordo com a equipe do roadshow isso mostra que os encontros trarão resultados positivos tanto para o setor público quanto para o privado.
Confira os temas abordados nas palestras realizadas:
O papel da Investe São Paulo na promoção de investimentos do Estado de São Paulo: como funciona o atendimento realizado pela Agência paulista para incentivar, facilitar e agilizar a instalação de investimentos produtivos no Estado; como as prefeituras podem organizar-se para atender melhor o investidor e utilizar os serviços da agência nesse processo;
Programa de mentoria para a exportação: programa criado pela Apex-Brasil e operacionalizado pela Investe São Paulo que ajuda pequenas e médias empresas paulistas a iniciarem ou melhorarem sua atuação no comércio exterior;
Chega Mais: ação realizada pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) para aumentar a longevidade dos pequenos empreendimentos recém-abertos no Estado por meio de cursos online de capacitação e atendimento por técnicos especializados;
Capital humano: a expansão da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): os polos de acesso presencial e os planos de crescimento contínuo da qualidade e do acesso aos cursos de ensino superior a distância oferecidos pela entidade.