O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, participou da KBEE – Korea Brand & Entertainment Expo 2014, a Expo Coreia, realizada entre os dias 13 e 15 de agosto no World Trade Center, em São Paulo.
Organizada pela Agência de Promoção de Investimentos da Coreia do Sul – Kotra e a Agência de Conteúdo Criativo do país – Kocca, a feira foi criada para que as empresas sul-coreanas de tecnologia, software e indústria criativa possam expor seus produtos e trocar experiências.
“A importância deste evento não é apenas integrar nossos países, mas também os ensinamentos que a Coréia nos oferece tanto na área cultural quanto no desenvolvimento industrial”, disse Almeida ao representar o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na abertura do evento.
A cerimônia contou com a apresentação musical das bandas coreana Arko e Vixx. A Vixx foi nomeada embaixadora da KBEE. Junto ao presidente da Kotra, Young Ho Oh, o grupo realizou a entrega de equipamentos de futebol para o presidente da Vila Faccini Futebol Clube.
“A expo Korea não promove apenas a indústria e os produtos coreanos, mas a cultura e o modo de vida do nosso país”, disse Ho Oh. O Embaixador da Coreia, Koo Bom-Woo, explicou que o evento acontece nas principais cidades do mundo, como São Paulo. “A ideia é apresentar a economia coreana de um jeito diferente”, explicou.
Responsabilidade social
No segundo dia de evento, Almeida participou também da entrega do prêmio de Responsabilidade Social Corporativa (CSR), criado pela Câmara de Comércio e Indústria Coreana no Brasil (Kotcham), a Embaixada da Coreia e a Kotra para homenagear empresas da Coreia do Sul que se destacaram com trabalhos que promovem proteção ao meio ambiente, saúde, educação e o desenvolvimento de comunidades.
“Sabemos da grande importância dos investimentos coreanos no Brasil e também de suas iniciativas de responsabilidades social. São empresas que se preocupam com qualidade de vida, fazendo com que não só o negócio cresça, mas que os funcionários e a comunidade também se desenvolvam” disse o presidente da agência paulista. Ele realizou a entrega da homenagem à Samsung.
“Este evento mostra como a presença de coreanos tem crescido entre as comunidades locais brasileiras. Desejo que os empresários homenageados hoje não se satisfaçam com o que já foi feito, mas que tenham uma missão muito maior a cumprir do que a que já foi cumprida. As empresas coreanas estão tornando-se conhecidas não só pela qualidade de seus produtos, mas pela contribuição que têm dado para a sociedade”, disse Koo Bom-Woo.
O deputado federal Walter Ihoshi também falou sobre a importância do evento. “Hoje o Estado não consegue dar conta de todas as demandas da sociedade, e por isso é crucial que as empresas tenham essa participação ativa nas relações comunitárias”, disse.
“Muita gente acha que a comunidade sul-coreana no Brasil é fechada, mas este evento prova que essa imagem está equivocada. Hoje trouxemos vários exemplos do que essas empresas estão fazendo para melhorar a sociedade brasileira”, lembrou o presidente da Kocham.
Foram homenageadas pelos trabalhos em responsabilidade social as empresas LG, Malagueta, Hyundai, Kotra, Samsung e a Associação Cristã Beneficiente dos Coreanos. Todos realizaram apresentações sobre seus trabalhos e um funcionário de cada uma dessas instituições também foi homenageado, representando todo o corpo de colaboradores das empresas, como “funcionário do ano”.
No final da cerimônia, a associação de empresários sul-coreanos do Bom Retiro e do Brás, representada por Young Chul Jikal, realizou a doação de centenas de peças de roupas para a Cruz Vermelha, representada por Denise Carvalho Silva.
Sobre a KBEE
A Korea Brand & Entertainment Expo – Expo Coreia 2014 é organizada pela Kotra e pela Kocca desde 2010, quando realizada pela primeira vez em Bangkok. Desde então, a feira já esteve em Paris, Osaka e Londres, respectivamente, reunindo empresas e pessoas interessadas em cultura, economia e negócios da Coreia do Sul, principalmente com relação a tecnologia, cultura, indústria criativa e software.
Em 2014, a expectativa é que a feira receba cerca de 20 mil visitantes, contando com a exposição de 250 empresas – sendo 50 sul-coreanas. Realizado no World Trade Center, em São Paulo, o evento conta com shows, amostras de comida e reuniões bilaterais para a realização de negócios.