Últimas Notícias

Instituto Eldorado inaugura centro para apoiar criação de data spaces no Brasil

Estrutura vai apoiar a implementação de ambientes de compartilhamento seguro e soberano de dados entre empresas, governos e setores estratégicos

O Instituto de Pesquisas Eldorado anunciou o lançamento do primeiro Centro de Competência da International Data Spaces Association (IDSA) no Brasil. A iniciativa marca a criação de uma estrutura voltada a apoiar empresas, instituições públicas e setores estratégicos na adoção de data spaces, ambientes que viabilizam o compartilhamento seguro de dados com controle e soberania.

Já consolidados em países europeus, os data spaces permitem o acesso a informações sensíveis sem que os dados precisem sair da origem. O modelo preserva a governança e garante que apenas terceiros autorizados possam acessar os conteúdos, com rastreabilidade e interoperabilidade técnica. A IDSA contabiliza mais de 150 projetos em operação ou desenvolvimento na Europa, abrangendo setores como energia, mobilidade, cidades inteligentes e manufatura.

“O Centro de Competência IDSA do Instituto Eldorado nasce com a missão de fortalecer a economia de dados no Brasil e ampliar o entendimento sobre um modelo que redefine como organizações podem cooperar de forma segura e soberana”, afirmou Mateus Pierre, diretor de Pesquisa e Inovação no instituto.

Alinhamento com políticas públicas

A criação do centro ocorre em consonância com diretrizes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que tem estimulado a estruturação de data spaces nacionais como parte da estratégia de transformação digital e valorização da economia baseada em dados.

“Nosso objetivo é aproximar o País das iniciativas já em curso na Europa e preparar organizações brasileiras para construir data spaces capazes de gerar inovação, competitividade e eficiência”, acrescentou Pierre.

A iniciativa também se soma às discussões sobre incentivos tributários voltados a empresas interessadas em instalar data centers no Brasil, reforçando a necessidade de infraestrutura digital robusta para suportar novos modelos de governança de dados. Segundo o Instituto Eldorado, o Brasil possui cerca de 200 data centers em operação, sendo o principal mercado da América Latina, mas ainda distante de mercados como os Estados Unidos, que concentram aproximadamente metade dos 12 mil data centers existentes no mundo.

Soberania digital e aplicação prática

Ao apoiar a criação de data spaces, o novo centro também contribui para a construção de uma arquitetura de dados mais segura, interoperável e alinhada aos princípios de soberania digital, diz o Instituto Eldorado.

“O Centro vai apoiar empresas, governos e instituições no entendimento técnico e na implementação de espaços de dados que vão impulsionar a transformação de dados em valor real, sem prescindir da privacidade e da segurança”, afirmou Pierre.

Fonte: https://telesintese.com.br/instituto-eldorado-inaugura-centro-para-apoiar-criacao-de-data-spaces-no-brasil/