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Indústria importa e negocia para cortar custo

As indústrias brasileiras estão adotando estratégias distintas para compensar parte do aumento de custos provocado pela forte alta na cotação das commodities internacionais, especialmente das cadeias do petróleo e do aço. Além de reajustar parte dos preços, as empresas estão discutindo redução ou dilatação no prazo de pagamento de clientes – o que depende do setor -, ampliando compra de insumos importados, renegociando contratos de prestação de serviço e adotando medidas para ampliar ganhos de produtividade. Em 12 meses, a alta de preços industriais no atacado acumula 10,6%, muito acima dos 2,18% acumulados até junho de 2007. O grupo Suissa, fabricante de produtos de higiene e cosméticos, aumentou seus preços de 10% a 12% em junho, após um ano e meio sem reajustes e deve fazer nova rodada de altas em outubro. A empresa também busca reduzir custos, e negocia com a Light a diminuição do custo da energia consumida. Além disso, ela aumentou o volume das importações. No setor de calçados, a oportunidade para o reajuste de preços ocorre no lançamento das coleções. Por isso, a estratégia é o lançamento de um maior número de coleções. As maiores pressões ocorrem na cadeia de insumos químicos e petroquímicos, como solados, cabedais, tintas e adesivos, no embalo da alta das cotações do petróleo. A forte concorrência imposta pelos importados tem dificultado o aumento de preços no setor têxtil. Segundo Zeno Fischer, diretor de controles e planejamento da Lepper, indústria têxtil de Joinville (SC), os fornecedores da empresa reajustaram preços em torno de 5%. Entre os principais aumentos, destaca o reajuste de fibras sintéticas, como o poliéster, derivado de petróleo. Para contrabalançar a pressão nos custos, as indústrias têxteis em geral estão importando insumos e produtos pré-acabados e acabados, principalmente da Ásia. Na fabricante de tintas Sherwin Williams, a alta do petróleo pressiona custos. O presidente da empresa, Mark Hyde Pitt, diz que ela tem uma vantagem porque parte dos produtos é à base de água, estratégia iniciada há quatro ou cinco anos para reduzir o conteúdo de solventes nos produtos. A alta de custos tem sido enfrentada com tentativas de elevar a produtividade e por negociações com fornecedores. A empresa, por enquanto, não aumentou preços.