As empresas instaladas na incubadora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) são responsáveis pela geração de 15.788 postos de trabalho, segundo levantamento feito da Agência de Inovação Inova Unicamp. A universidade tem 316 empresas–filhas cadastradas, 244 em atividade.
A maior parte delas são micro e pequenas empresas, que correspondem a 68% e 17% do total, respectivamente. Outros 8% são de médias empresas, 1% de médias-grandes e 2% de grandes empresas. Outros 4% de empresas não revelaram sua classificação à pesquisa. O faturamento anual das empresas é estimado em R$ 2 bilhões (US$ 800 milhões).
“Campinas possui um ecossistema muito interessante, que atrai investidores e pessoas empreendedoras. Contamos com uma universidade renomada, bons centros de pesquisa, pontos que contam muito na hora de abrir um negócio”, afirma o diretor-executivo da Inova Unicamp, Milton Mori.
As empresas-filhas ativas atuam principalmente na área de tecnologia de informação (27,3%), consultoria (16,3%), engenharia (10,6%), alimentos e bebidas (5,4%) e energia (4,9%). Algumas atuam em mais de uma área.
“Nosso objetivo é consolidar a imagem da Unicamp como universidade empreendedora. Para tal, incentivamos que os empreendedores busquem conhecimento para aprimorarem os negócios. O preparo profissional é capaz de influenciar diretamente na taxa de mortalidade de novas empresas”, diz Mori.