Modelo desenvolvido pela subsidiária FTXT da fabricante inicialmente tem programação com universidades
A GWM iniciará a partir de setembro testes com o caminhão a hidrogênio no País. A primeira unidade do GWM Hydrogen powered by FTXT, subsidiária da fabricante chinesa já está no Brasil, na fábrica de Iracemápolis (SP) para inspeções e validações antes das avaliações práticas.
Inicialmente, os testes serão feitos em parceria com universidades brasileiras, dentre elas a USP, dona de uma infraestrutura para abastecimento de hidrogênio a partir de etanol.
“Estamos falando de uma tecnologia que une o melhor dos dois mundos: a robustez de um caminhão elétrico e a autonomia proporcionada pelo hidrogênio verde, com um processo de abastecimento rápido e zero emissões do tanque a roda”, destaca Davi Lopes, head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.
Segundo a GWM, inicialmente os testes têm objetivo de transferência de conhecimento e colaboração com centros de pesquisa e instituição de ensino. Ainda antes de seguir por vias públicas, o modelo também passará por baterias de avaliações em campo de prova a fim de obter informações de suspensão, desempenho e segurança.
O modelo traz bateria de 105 kWh e conjunto de cilindros com capacidade para 40 kg de hidrogênio. A primeira aparição pública do caminhão será no 15 de agosto próximo, durante a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis.