Com missões para BTL em Lisboa, ITB em Berlim, SXSW, COB Expo Paraguai e WTM Latin America, programa que fomenta a participação de empresas do setor do turismo em missões internacionais e nacionais busca consolidar São Paulo como destino turístico e gerar negócios
A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Secretaria Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo (SMTUR), publicaram nesta sexta-feira (28) dois novos editais do Programa Discover São Paulo, que vão selecionar empresas do setor de turismo para participar de cinco missões nacionais e internacionais no primeiro semestre de 2026. O objetivo é fortalecer a internacionalização do turismo paulistano, ampliar oportunidades de negócios e promover a capital como destino global.
“Em 2025, iniciamos o inédito programa Discover São Paulo com o objetivo de levar a Cidade de São Paulo para o mundo. No próximo ano, vamos enfocar em missões nacionais e internacionais em que melhor a cidade se posicionou no primeiro ano do programa e incorporar novos mercados”, afirma o Secretário Municipal de Turismo, Rui Alves.
“As missões do Discover São Paulo são ferramentas estratégicas para conectar o setor de turismo paulistano a novos mercados, tendências e potenciais parceiros internacionais. Ao oferecer capacitação e apoio direto às empresas, ampliamos sua competitividade e criamos condições reais para que São Paulo se destaque globalmente”, destaca Rui Gomes, presidente da InvestSP.
As empresas selecionadas para fazerem parte das missões integram os estandes institucionais da Cidade de São Paulo e recebem benefícios como reembolso de até 50% das despesas elegíveis (limitado a 3 mil dólares), duas capacitações prévias e acompanhamento técnico durante as atividades internacionais
As inscrições já estão abertas e seguem em fluxo contínuo, com encerramento 45 dias antes do início de cada missão.
Missões nacionais e internacionais
Ao todo, serão selecionadas empresas para participar de uma missão nacional e quatro missões internacionais, organizadas e acompanhadas pela equipe técnica da InvestSP e da SMTUR. As ações incluem capacitação prévia, suporte de agenda e acompanhamento durante os eventos.
Missão nacional
• WTM Latin America – São Paulo (SP)
Data: 14 a 16 de abril de 2026
Encerramento das inscrições: 28 de fevereiro de 2026
Missões internacionais
• BTL – Lisboa, Portugal
Data: 24/02 a 02/03/2026
Encerramento das inscrições: 10/01/2026
• ITB Berlim – Berlim, Alemanha
Data: 02 a 06/03/2026
Encerramento das inscrições: 17/01/2026
• SXSW – Austin, EUA
Data: 11 a 19/03/2026
Encerramento das inscrições: 26/01/2026
• COP Expo Paraguai – Assunção, Paraguai
Data: 25 a 30/03/2026
Encerramento das inscrições: 09/02/2026
Todas as missões são voltadas a empresas e instituições de turismo com sede na cidade de São Paulo, que atuem em segmentos como turismo de lazer, cultural, negócios, esportivo, gastronômico, ecoturismo, bem-estar, afroturismo, entretenimento e outros.
Resultados
Em 2025, o programa de internacionalização do DiscoverSP registrou números significativos na inserção do turismo paulistano no mercado global. Ao longo do ano, foram realizadas 13 missões internacionais, com a participação de dezenas de empresas, que ampliaram sua exposição a novos parceiros, mercados e oportunidades estratégicas.
Os resultados projetados refletem o impacto direto dessas ações: a participação nas missões deve gerar cerca de 1300 empregos diretos e indiretos e movimentar cerca de R$ 96,5 milhões em negócios nos 12 meses subsequentes.
Atualmente, o programa segue em execução com a missão ILTM Cannes, realizada entre 1º e 5 de dezembro deste ano, consolidando a presença de São Paulo em um dos principais eventos de turismo de luxo do mundo.
Serviço – Discover São Paulo 2026
Inscrições: contínuas, até 45 dias antes de cada missão internacional
Onde se inscrever: https://investsp.org.br/discover-sp/
Quem pode participar: empresas e instituições do setor de turismo, com sede na cidade de São Paulo
Seleção: Cada missão poderá selecionar até 10 empresas ou atrativos turísticos, com base em critérios como presença digital, oferta de produtos em segmentos estratégicos e filiação a entidades do setor. O resultado será divulgado até 10 dias após o fim do prazo de inscrição
Benefícios: reembolso de até 50% das despesas elegíveis (limitado a 3 mil dólares), duas capacitações prévias e acompanhamento técnico durante as atividades internacionais