Companhias interessadas em participar da missão do CreativeSP devem se candidatar até 15 de outubro
O Governo de São Paulo levará uma comitiva com até dez empresas paulistas para fazerem negócios o Ventana Sur, em Buenos Aires, na Argentina, um dos maiores eventos do setor audiovisual da América Latina. A missão empresarial, que acontece entre 30 de novembro e 6 de dezembro, será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
As empresas interessadas devem consultar o regulamento do programa e se inscrever pelo site da InvestSP até 15 de outubro. Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
“O CreativeSP tem se consolidado como um programa estratégico para abrir portas no cenário internacional e ampliar as oportunidades de negócios para empresas paulistas. Ao levar o setor audiovisual para o Ventana Sur, estamos não apenas promovendo a criatividade e o talento do nosso estado, mas também fortalecendo a geração de emprego e renda e mostrando ao mundo a força da indústria cultural paulista”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.
As empresas selecionadas poderão trocar conhecimentos e fazer negócios com representantes do setor audiovisual dos cinco continentes, seja em rodadas de negócios, sessões de pitch e encontros individuais, por exemplo. O Ventana Sur é organizado pelo Marché du Film (Mercado do Filme, em português), o mesmo que é responsável pela área de negócios do tradicional Festival de Cinema de Cannes, na França, do qual o CreativeSP também participa.
Mais de R$ 700 milhões em negócios
No ano passado, foram nove missões, que levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos sobre: inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo. A projeção de negócios gerados pelo programa chegou a R$ 725 milhões, além de 6,4 mil empregos.
A missão para o Ventana Sur será a 11ª do CreativeSP em 2025. Antes, ele realizou missões para: Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), South by Southwest (Estados Unidos), Games Developers Conference (Estados Unidos), festivais de cinema e publicidade de Cannes (França), Festival Fringe de Edimburgo (Escócia), Gamescom (Alemanha) e Tokyo Game Show (Japão) – em outubro, os destinos serão Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Womex (Finlândia).