Últimas Notícias

Governo de SP levará empresas do setor musical para fazer negócios na Womex, na Finlândia

Missão empresarial integra o programa CreativeSP, que movimentou mais de R$ 700 milhões em 2024

O Governo de São Paulo levará uma comitiva com oito empresas para um dos maiores evento mundiais da indústria musical, a Worldwide Music Expo (Womex), que será realizada em Tampere, na Finlândia, entre 22 e 26 de outubro. A missão integra o CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural. As empresas selecionadas, que terão acesso e poderão fechar negócios e parcerias com alguns dos maiores players globais do setor, são: Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS), Berger Mobile, Céu Music, Dell’Arte São Paulo Eventos, Dreamland Digital, Lumiarte e Overtone21floor.

“São Paulo é hoje uma potência da economia criativa e a presença das nossas empresas na Womex demonstra a força e a competitividade do setor. O CreativeSP tem justamente esse papel: ampliar horizontes, conectar nossos empreendedores com o mercado internacional e gerar novas oportunidades de negócios que fortalecem toda a cadeia produtiva da cultura e da música”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

A Womex reúne cerca de 2,6 mil profissionais de quase 100 países, o que faz dela a principal plataforma de networking para a indústria da música mundial. Em 2025, a feira terá sete palcos, 700 empresas expositoras e mais de 100 palestrantes.

Mais de R$ 700 milhões em negócios

A missão para a Womex será a 10ª do CreativeSP em 2025. Antes, ele realizou missões para: Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), South by Southwest (Estados Unidos), Game Developers Conference (Estados Unidos), festivais de cinema e publicidade de Cannes (França), Fringe (Escócia), Gamescom (Alemanha), Tokyo Game Show (Japão) e Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha). Em 2025, o CreativeSP ainda estará no Ventana Sur (Argentina). Para saber mais, clique aqui.

No ano passado, foram nove missões, que levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos sobre: inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo. A projeção de negócios gerados pelo programa chegou a R$ 725 milhões, além de 6,4 mil empregos.