Últimas Notícias

Governo de SP levará empresas de games para fazer negócios na Tokyo Game Show, no Japão

Será a primeira missão empresarial para a Ásia do programa CreativeSP, que gerou mais de R$ 700 milhões em negócios em 2024

O Governo de São Paulo levará uma comitiva com seis empresas para um dos maiores eventos sobre jogos eletrônicos do mundo, que acontece do outro lado do planeta: a Tokyo Game Show, em Tóquio, no Japão, entre 24 e 29 de setembro. Será a primeira missão empresarial para a Ásia realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural. As empresas selecionadas, que terão acesso e poderão fechar negócios e parcerias com alguns dos maiores players globais do setor, são: Coffeenauts, Mad Mimic, Split Studio, Tempo Filmes, Theo Games e VR Monkey.

“São Paulo já é referência na indústria de games e estar na Tokyo Game Show significa abrir caminho para que nossos estúdios dialoguem com os maiores mercados do mundo. O CreativeSP tem mostrado, em cada missão, que investir no setor cultural é também investir em negócios, em tecnologia e na geração de empregos. Levar empresas paulistas para o Japão é mais um passo para consolidar essa potência global que é a economia criativa do nosso estado”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.

O universo dos games – que envolve jogos para computadores, celulares, consoles e no segmento online, por exemplo – já movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas no Estado, apontam dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames). São Paulo lidera a indústria nacional e concentra pelo menos 30% dos desenvolvedores de games do país, o que dá mais de 300 empresas.

Mais de R$ 700 milhões em negócios

A missão para a Tokyo Game Show será a 8ª do CreativeSP em 2025. Antes, ele realizou missões para: Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), South by Southwest (Estados Unidos), Game Developers Conference (Estados Unidos), festivais de cinema e publicidade de Cannes (França), Fringe (Escócia) e Gamescom (Alemanha).

E, até o fim do ano, também haverá missões para: Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Finlândia) e Ventana Sur (Argentina) – clique aqui e saiba como participar.

No ano passado, foram nove missões, que levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos sobre: inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo. A projeção de negócios gerados pelo programa chegou a R$ 725 milhões, além de 6,4 mil empregos.