Com 2,4 km de extensão, ponte sobre o Rio Tietê liga Novo Horizonte a Pongaí, amplia a mobilidade e impulsiona o desenvolvimento regional e alcança 60% de obra
O Governo de São Paulo avança na construção da maior ponte do Estado, sobre o Rio Tietê, que já registra marcos importantes de execução. Com 2.416 metros de extensão e investimento de R$ 373 milhões, a nova estrutura da rodovia Dr. Mário Gentil (SP-333) vai ampliar a mobilidade entre Novo Horizonte e Pongaí, reduzir gargalos logísticos e oferecer mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.
Nesta quarta-feira (17), o Governo do Estado acompanhou o andamento da obra, que registrou o avanço de 60%, e conta com mais de 100 vigas lançadas e 1.000 metros de lajes instaladas. A visita técnica teve a presença do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, ao lado de representantes da concessionária Entrevias e da Vinci Highways e do Pátria Investimentos.
A ponte está sendo erguida ao lado da estrutura atual, no sentido leste da SP-333 (Rodovia Dr. Mário Gentil), entre os quilômetros 229 e 232, e terá duas faixas de rolamento. A ponte existente será revitalizada e adaptada para pedestres e ciclistas, com iluminação reforçada. O projeto prevê um vão central de 125 metros e a utilização de 208 vigas pré-moldadas de 41 metros e 74 toneladas cada, produzidas no próprio canteiro de obras, em uma usina que foi instalada no local.
“O Governo de SP está comprometido em entregar infraestrutura moderna para impulsionar o desenvolvimento da região e transformar a vida das pessoas com obras que trazem ganhos permanentes para a economia e para a mobilidade”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Além de modernizar a infraestrutura, a obra gera desenvolvimento regional, com cerca de 260 empregos diretos e mais de 390 indiretos criados durante a execução. A previsão é que a entrega ocorra até o fim de 2026.