Últimas Notícias

GE Transportation investe na retomada do modal ferroviário

Existem ao todo 966 locomotivas na frota da ALL (América Latina Logística) no Brasil. A empresa tem a concessão de mais de 70% das estradas de ferro do Estado de São Paulo e um de seus postos de manutenção de locomotivas está localizado em Araraquara. A cidade foi sede da antiga estrada de Ferro Araraquara, eixo principal de transporte de cargas entre o Porto de Santos e o centro-oeste do Estado.

Hoje, a cidade, que está localizada na região central de São Paulo, está voltando a ser um polo ferroviário. A Randon, por exemplo, que também está sendo atendida pela Investe SP, escolheu Araraquara para instalar sua nova fábrica de vagões ferroviários e semirreboques canavieiros. Já a Brado criou por lá um terminal para operações logísticas com açúcar.

É lá também que a GE Transportation realizou um projeto pioneiro na América do Sul para atender a ALL de forma mais eficiente. A empresa norte-americana instalou, dentro de um dos antigos centros de manutenção da ALL em Araraquara, que estava desativado, um centro de manutenção exclusivo para locomotivas da companhia brasileira.

O contrato assinado entre a GE e a ALL é de longo prazo. A GE será responsável pela manutenção de 100 locomotivas da ALL durante 15 anos. “A tendência, daqui para a frente, é que um número cada vez maior de empresas do setor ferroviário se instale na região de Araraquara e São Carlos. A ferrovia é um modal de grande importância para melhorar ainda mais o sistema logístico do Estado”, ressalta o Presidente Investe SP,  Luciano Almeida.

“Além de ser estratégico para os nossos clientes, o projeto consolidou a autonomia tecnológica do mercado ferroviário. O apoio da Investe SP foi fundamental nesse processo”, afirma Márcia Gomes, diretora de Relações com o Governo da GE Transportation. A empresa investiu R$ 1,5 milhão (US$ 925 mil) no projeto, criando 20 vagas de emprego.