Volume é puxado pela Argentina e país já é apontado como a salvação da produção brasileira
Se no futebol não existe aquela empatia, na indústria o setor automotivo pode (e deve) torcer (de novo) pela Argentina. O país vizinho puxou mais uma vez as exportações de veículos a partir do Brasil, que bateu recorde dos últimos sete anos.
Segundo dados da Anfavea, associação que reúne as montadoras, as exportações de veículos em agosto tiveram o melhor resultado desde junho de 2018. Foram 57,1 mil unidades, alta de quase 50% em relação ao mesmo mês de 2024.
“Entendemos que esse bom resultado das exportações é o que tem sustentado nossa produção local”, reconheceu Igor Calvet, durante apresentação dos números de agosto nesta terça, 9.
Exportações de veículos para a Argentina crescem três dígitos
No acumulado do ano, as exportações de veículos já atingem 378,2 mil unidades, crescimento de 56% sobre o janeiro-agosto do ano passado. Só para a Argentina foram mais de 224 mil veículos embarcados, alta de 154% na mesma base de comparação.
Com isso, a participação da Argentina nas exportações de veículos do Brasil saltou de 36% no janeiro-agosto de 2024 para 59%, no acumulado de 2025.
“Isso influencia bastante a nossa previsão de produção no Brasil em todos os segmentos, inclusive autopeças”, ressaltou Igor Calvet.
Chama a atenção também os emabarques para a Colômbia. No ano já são mais de 32 mil unidades enviadas para lá, alta de 43,6% em relação a igual recorte de 2024. Na mesma base de análise, para o México as quase 50 mil unidades significam queda de 17%.
Outro mercado com alta nas exportações de veículos a partir do Brasil foi o Chile, com 18,8 mil unidades e evolução de 48%. Já o Uruguai comprou 22 mil unidades até agora em 2025, recuo de 10% em relação a 2024.
Destaque ainda para as vendas externas de caminhões. Foram 11 mil unidades na soma do ano, o que significa que as exportações de veículos pesados triplicaram em relação aos oito meses do ano anterior.
Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/noticias/exportacoes-veiculos-melhor-nivel-2018