O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, participou nesta quarta-feira, 15 de outubro, da cerimônia de inauguração da fábrica de ingredientes para indústrias de cosméticos e cuidados para o lar da Evonik em Americana, localizada há 130 km da capital paulista. A previsão é que a planta chegue a produzir 50 mil toneladas de ingredientes por ano, empregando 80 pessoas.
“É muito bom ver que empresas de diversos setores diferentes estão se instalando em Americana e região, porque a diversidade econômica é fundamental para o desenvolvimento. Além disso, este investimento ajuda a reforçar ainda mais as relações entre o Brasil e a Alemanhã. Temos centenas de empresas alemãs que são muito bem recebidas aqui, e nós colaboramos para que isso continue no futuro”, disse Almeida durante seu discurso, representando o governador do Estado Geraldo Alckmin no evento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município ressaltou a parceria com a agência paulista para a instalação de diversos projetos na cidade: “ A Investe São Paulo tem sido uma grande parceira de Americana. Sabemos o quanto este e outros investimentos representam para o desenvolvimento do município”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município ressaltou a parceria com a agência paulista para a instalação de diversos projetos na cidade. “ A Investe São Paulo tem sido uma grande parceira de Americana. Sabemos o quanto este e outros investimentos representam para o desenvolvimento do município”.
A nova planta da Evonik vai abastecer clientes não só brasileiros mas também de toda a América Latina. Com a inauguração de hoje, atingimos um marco na jornada em direção ao nosso sucesso futuro e ao sucesso dos nossos clientes, cujo crescimento agora podemos apoiar a partir das nossas unidades de produção locais”, disse Klaus Engel, Presidente da Diretoria Executiva da Evonik Industries AG, durante a cerimônia de abertura prestigiada por 200 convidados.
A nova unidade de produção é de alta importância estratégica para os negócios da Unidade de Negócios ‘Consumer Specialties’ na América do Sul uma vez que 80% dos clientes estão localizados no economicamente importante estado de São Paulo.
A Evonik abastece seus clientes com ampla variedade de ingredientes e matérias-primas para a produção de cosméticos e produtos para o cuidado pessoal, especialmente para o cuidado dos cabelos e da pele, bem como amaciantes para tecidos. “Nossa nova planta agora nos permite satisfazer a crescente demanda por produtos locais sustentáveis na América do Sul, de modo mais rápido e direto”, disse o Dr. Claus Rettig, Diretor da unidade de negócios ‘Consumer Specialties’.
Embora já opere unidades de produção na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, a Evonik quer se beneficiar mais do crescimento econômico positivo de médio prazo do Brasil e da América do Sul. Segundo os executivos da empresa, as oportunidades são boas, especialmente em um país em que as pessoas atribuem grande importância à aparência e aos cuidados pessoais. Especialistas estimam que o Brasil esteja ultrapassando o Japão como segundo maior mercado cosmético do mundo.
Com a nova unidade brasileira, a Evonik poderá responder de modo mais rápido e específico às exigências de seus clientes. Os custos e a complexidade da cadeia de fornecimento e de logística também serão reduzidos. Essas medidas desempenham papel importante no aumento da competitividade da empresa na América do Sul. “Juntamente com os nossos clientes, queremos promover inovações e, com isso, intensificar as nossas parcerias”, disse Rettig aos clientes das indústrias de cosméticos e bens de consumo presentes ao evento.
O portfólio de produtos que a Evonik planeja fabricar localmente se baseia em recursos renováveis que se encaixam nas exigências dos consumidores por maior sustentabilidade na produção de bens de consumo.
Fábrica de Sílicas
Na mesma manhã, os diretores da Evonik participaram também de uma cerimônia de descerramento da pedra fundamental da fábrica de sílicas HD de alta dispersão que também será instalada no polo industrial da empresa em Americana. A nova unidade deve entrar em operação em 2016, e será a primeira a produzir este produto na América do Sul.
Esta sílica, de forte crescimento, é usada principalmente para conferir elevada qualidade a pneus de baixa resistência ao rolamento, os chamados pneus “verdes”. Com a nova fábrica, a Evonik também atenderá as necessidades do crescente negócio regional em atraentes segmentos de especialidades na América do Sul, como as indústrias alimentícia, agrícola e de nutrição animal.
Patrik Wohlhauser, Membro da Diretoria Executiva e Chief Operating Officer da Evonik Industries, afirma: “Com esse investimento no Brasil, estamos nos posicionando no importante mercado sul-americano como fornecedor inovador de materiais inorgânicos avançados para aplicações que visam à preservação de recursos”.
Johannes Ohmer, chefe da Unidade de Negócios Inorganic Materials da Evonik, diz: “A nova fábrica em Americana nos permitirá oferecer também aos nossos clientes brasileiros e da região, sílicas de alta qualidade com produção local, em combinação com nossos serviços excepcionais. Com isso, consolidamos a nossa posição de liderança no mercado global”.
Graças ao crescimento da indústria automobilística, o faturamento da indústria de pneus registrou aumentos consideráveis em vendas na América do Sul nos últimos anos. O mercado de pneus de baixa resistência ao rolamento e, consequentemente, de sílicas de alta dispersão, tem apresentado um crescimento maior que o mercado de pneus convencionais na América do Sul. A Evonik prevê uma demanda adicional em decorrência do Programa Brasileiro de Etiquetagem para Pneus, que esclarecerá as diferenças entre os pneus ao consumidor.
Weber Porto, Diretor Presidente da Região América do Sul da Evonik, destaca a importância da região para o programa de crescimento da Evonik. Esse investimento consolida nosso polo industrial de Americana, onde inauguraremos ainda esse ano, uma unidade de produção de ingredientes para a indústria de cosméticos e cuidados para o lar.
Pneus que economizam combustível
O uso de sílicas em combinação com silanos permite a produção de pneus com menor resistência ao rolamento, o que pode reduzir o consumo de combustível em até 8% (em comparação aos pneus convencionais de automóveis). Consequentemente, pneus de baixa resistência ao rolamento contribuem para a proteção climática. Johannes Ohmer explica: “Nós somos o único fabricante que oferece ambos os componentes e, por isso, nos qualifica como um parceiro competente para os nossos clientes das indústrias de pneus e da borracha quando se trata de compostos de alta performance para pneus”.
A Evonik está expandindo suas capacidades de sílica no mundo inteiro: Até o final de 2014, o crescimento será de aproximadamente 30% em relação a 2010. Em Chester (EUA), uma fábrica de sílica precipitada com capacidade anual de cerca de 20.000 toneladas está programada para entrar em operação em 2014. A expansão na América do Norte e na América do Sul se segue às ampliações que já foram concluídas na Europa e na Ásia, como a expansão finalizada na Tailândia em março de 2014.
A Evonik é um dos principais fabricantes de sílica. Além da sílica precipitada, o grupo também produz a sílica pirogênica AEROSIL® e agentes fosqueantes à base de sílica da marca ACEMATT®. Ao todo, a empresa dispõe de uma capacidade global anual de aproximadamente 550.000 toneladas de sílica precipitada e sílica pirogênica, além de agentes fosqueantes.
Sobre a Evonik
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.
A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2013, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,0 bilhões de Euros.
No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.