Uma delegação de aproximadamente 30 empresários das principais empresas francesas, organizado pelo MEDEF (Mouvement des Entreprises de France International), esteve reunida, na tarde dessa terça-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, para debater investimentos para os próximos anos no Estado de São Paulo. A iniciativa integrou a programação oficial da visita do presidente da França, Emmanuel Macron, ao país.
O encontro foi conduzido pelo vice-governador, Felício Ramuth, que pontuou a agenda de concessão, privatizações e parcerias público-privadas (PPPs) estruturada nos eixos de mobilidade, saneamento, água, energia e educação. O secretário executivo da SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos), André Isper, reforçou essas iniciativas e citou o leilão do Trem Intercidades, o leilão da Emae, da Sabesp e de rodovias do litoral Sul, além da construção de escolas estaduais por meio de parcerias com empresas privadas.
O presidente da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rui Gomes, também compôs a mesa do encontro e destacou projetos entre a França e o Estado de São Paulo desenvolvidos nos últimos anos:
“Temos uma consolidada atuação conjunta com empresas e instituições francesas. Acabamos de realizar um roadshow em Paris, com a liderança do Governador Tarcísio de Freitas, para apresentação da carteira de projetos da SPI. Há muito otimismo e vontade de fortalecer os negócios com as empresas francesas.”