Nesta terça-feira, 14 de junho, o segundo dia da missão comercial à Colômbia promovida pela Investe SP em parceria com a Apex-Brasil, os empresários paulistas tiveram uma agenda repleta de visitas a centros comerciais da cidade de Bogotá. O objetivo foi observar in loco os hábitos de consumo dos colombianos e identificar oportunidades de negócios.
“Essas visitas comerciais técnicas são importantes para que os empresários paulistas obtenham informações de ordem prática sobre posicionamento de marca e preço, hábitos de consumo e o mais importante: quais os atributos que determinam a concretização da compra feita pelos clientes locais”, observou Juan Quirós, presidente da Investe SP.
Nas redes de varejo, os empresários receberam orientação sobre como calcular a margem de preço de produtos em prateleiras, analisar embalagens, disposição dos produtos em gôndolas, produtos concorrentes, fluxo de pessoas em uma loja de departamento, campanhas, promoções e rede logística. Além disso, avaliaram o perfil dos compradores, preço, qualidade e disponibilidade dos produtos expostos nas gôndolas e a percepção dos produtos brasileiros, especialmente os do Estado de São Paulo.
Foram visitados os centros comerciais Gran Estación, Titán Plaz, Unicentro, Santafé e Andino. Parte dos empresários também esteve presente na sede da Asociación Nacional de Empresarios de Colombia (Andi), onde puderam conhecer as principais tendências de crescimento setorial para os próximos meses e como isso se reverte em negócios, propiciando o aumento das exportações do Estado de São Paulo.
Participaram das visitas empresas dos setores de cosméticos, saúde, alimentação, beleza e tecnologia.
A visita ao centro comercial Unicentro foi acompanhada do presidente da Investe São Paulo e do gerente de Exportações da Agência, Ricardo Santana.
A missão comercial à Colômbia é uma das iniciativas do Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export.
Sobre o SP Export
Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.
O SP Export é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parte integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.
Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.