A Embraer e a Dapa (Administração do Programa de Aquisição de Defesa) da Coreia do Sul assinaram um MoU (Memorando de Entendimento) com o objetivo de fortalecer a cooperação em novos negócios e explorar oportunidades de mercado no setor de defesa sul-coreano.
A assinatura ocorreu durante a abertura da ADEX 2025, com a presença do brigadeiro do ar Kang Joong-hee, diretor da Divisão de Negócios de Aeronaves da Dapa, e de Bosco da Costa Jr., presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
“Este MoU representa uma oportunidade ímpar para a Coreia do Sul e o Brasil irem além de uma simples relação de compra e venda, e estabelecer um modelo de cooperação mútua“, afirmou o brigadeiro Kang Joong-hee. “Por meio desta parceria estratégica com a Embraer, a DAPA apoiará ativamente a inserção de empresas coreanas na cadeia de suprimentos global e a expansão das exportações de produtos de defesa da Coreia do Sul.“
Bosco da Costa Jr. destacou que o acordo reflete a crescente parceria entre Embraer e DAPA. “Ele se baseia nas capacidades abrangentes da Embraer Defesa & Segurança nos ambientes aéreo, terrestre, marítimo e espacial para explorar caminhos de colaboração e inovação e apoiar as necessidades de defesa em evolução da Coreia do Sul“, afirmou o executivo durante a cerimônia.
Em 2023, a Dapa selecionou o C-390 Millennium em uma licitação pública de Aeronaves de Transporte de Grande Porte para fornecer à Força Aérea da República da Coreia novos modelos de transporte militar. A aeronave será especialmente configurada para atender aos requisitos da Força Aérea coreana, com serviços e suporte abrangentes, incluindo treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças de reposição.
A Embraer mantém uma cadeia de suprimentos global e mantém parcerias com empresas coreanas desde o lançamento do programa de jatos comerciais E-Jets E2, em 2013. No mês passado, a companhia e a Agência de Promoção de Comércio e Investimento da Coreia realizaram demonstrações em Sacheon e Busan, que incluíram visitas e seminários para identificar áreas de maior colaboração entre a Embraer e as empresas sul-coreanas.