Últimas Notícias

Em novo prédio, Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista amplia as oportunidades para empreendedores e pesquisadores

Citap, em Pompeia, recebeu neste mês de outubro estrutura que favorece atividades de pesquisa e estimula vocações regionais; espaço é vinculado ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai)

Neste mês de outubro de 2025, foi inaugurado o prédio principal do Citap (Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista), na cidade de Pompeia, vinculado ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai). Com isso, foram ampliadas as instalações para empresas, pesquisadores, alunos e empreendedores locais, de forma a criar ambiente propício para novas iniciativas no setor. O Citap foi criado em 2024, sob gestão da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. O Spai é uma política pública da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de São Paulo.

Esse centro atua no fomento a projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e promoção de programas de apoio ao empreendedorismo de base tecnológica (startups), com suporte de um ecossistema formado por importantes parceiros, como o Senai SP, entidades vinculadas ao Governo do Estado, como a Fatec Pompeia, e outros. O novo prédio foi viabilizado por meio do apoio da SCTI, do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), da administração municipal de Pompeia e de grupo privado.

Articulando os atores da chamada “hélice quádrupla” de inovação (governo, academia, empresas e organizações da sociedade civil), em um ambiente que cria oportunidades de desenvolvimento regional, o Citap buscar aproveitar as vocações da região da Alta Paulista. A ideia é criar novos negócios, transferir tecnologia e qualificar talentos.

Criando oportunidades

“Ao ampliar o acesso ao conhecimento, a iniciativa gera oportunidades de negócios em níveis nacional e internacional. Com o novo prédio, novas empresas de base tecnológica serão criadas na região, haverá o fortalecimento das indústrias com o desenvolvimento de projetos de inovação e a formação de empreendedores que vão impactar toda a Alta Paulista”, diz Elvis Fusco, responsável pelo Citap.

Ele destaca ainda que integrar o Spai permite que a região se conecte à rede de inovação do Estado de São Paulo, possibilitando acesso a políticas de incentivo governamentais. “Já tivemos dois projetos de subvenção econômica aprovados nesses dois anos de credenciamento, que nos ajudaram a ampliar a infraestrutura física e os programas de fomento ao empreendedorismo e à inovação. Isso contribuiu para que a região de Alta Paulista passasse a ser reconhecida como um ecossistema de inovação maduro nas áreas de convergência biodigital, ou seja, do agronegócio, da indústria de alimentos e da saúde, potencializadas pelas tecnologias habilitadoras da chamada Quarta Revolução Industrial, como inteligência artificial, ciência de dados e sistemas ciberfísicos. Ou seja, o Spai de fato é uma rede importante de colaboração de ambientes de inovação”, afirma Elvis.

Na atual fase do Citap, estão sendo atraídas novas empresas para a região, que buscam conexão com o ecossistema de inovação estadual. Nesse contexto, destaca-se ainda a abertura de oportunidades para os jovens da região, que num mesmo local podem frequentar um curso superior de qualidade e gratuito, na Fatec Pompeia, e se conectar com empresas de tecnologia e do agro, além de desenvolver startups com o acompanhamento dessa rede de apoio.

O Spai é um programa estratégico criado para incentivar a interação entre os ambientes inovadores do Estado de São Paulo, com o objetivo de gerar benefícios concretos, econômicos e sociais, para as cidades e suas populações.

Fonte: https://www.inovacao.sp.gov.br/sec_tecnologia_inovacao/noticias/centro+de+inovacao+tecnologica+da+alta+paulista