Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai) finaliza 2025 com 79 ambientes credenciados
Em 2025, o número de espaços credenciados no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai), registrou um ciclo expressivo de expansão, com crescimento superior a 92%, saindo de 41 membros no início de 2023 para 79. Esse ecossistema reúne parques tecnológicos, incubadoras de empresas e centros de inovação distribuídos em todas as regiões do estado. Com o ingresso dos novos membros, é possível aumentar ações colaborativas, parcerias estratégicas e maior integração entre diferentes atores da inovação de São Paulo.
“Um exemplo prático de como esse ecossistema funciona e se retroalimenta foi a participação de empresas incubadas em equipamentos credenciados no Spai em nosso outro programa de internacionalização o SP Global Tech”, explica o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.
Os projetos desenvolvidos nesses ambientes receberam mais de R$ 15,6 milhões em investimentos do Governo do Estado de São Paulo neste mesmo período, impulsionando iniciativas voltadas ao empreendedorismo inovador, à transferência de tecnologia e ao desenvolvimento regional.
O Spai é uma política pública da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI) de fomento à ambientes de inovação por meio de repasse de recursos para projetos. A maior adesão ao programa ocorreu principalmente em 2025, após a reformulação do decreto que facilitou o ingresso de novos ambientes, criando uma forma de participação mais flexível e ampla.
Também neste ano, a SCTI realizou, de forma inédita, a divulgação do mapeamento dos ambientes de inovação do estado de São Paulo, reunindo informações sobre especialidades, áreas de atuação, tecnologias e serviços oferecidos por cada iniciativa. O levantamento amplia a transparência do ecossistema e cria bases concretas para a articulação entre os diferentes ambientes.