Hub de inovação da Whirlpool vai focar no uso de IA, automação e robótica nos processos produtivos
A Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, acaba de inaugurar em sua unidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, a Fábrica do Futuro, um hub de inovação dedicado à digitalização da manufatura e ao avanço do uso de Inteligência Artificial, automação e robótica nos processos produtivos.
O novo espaço teve um investimento superior a R$3 milhões, aumenta a autonomia tecnológica da operação e reforça a estratégia da companhia de formar profissionais para a indústria 4.0. “Nosso propósito é melhorar a vida em casa, e isso começa pela forma como produzimos: com mais inovação, eficiência, qualidade e mais sustentabilidade”, afirma Gustavo Ambar, diretor-geral da Whirlpool no Brasil.
O hub permitirá atuação direta de profissionais com as principais competências da Indústria 4.0, incluindo Robótica, Inteligência Artificial, Machine Learning, visão computacional, Digital Twin, IoT, realidade aumentada e virtual, além de robôs colaborativos e bancadas dedicadas para experimentação e treinamento técnico. A iniciativa amplia a capacidade da unidade de criar, testar e escalar tecnologias proprietárias, especialmente nas linhas de lavadoras, fogões, fornos e cooktops.
A Fábrica do Futuro integra o programa global de transformação industrial da Whirlpool. A companhia avançou de forma consistente na modernização da planta de Rio Claro, alinhando Manufatura, Tecnologia da Informação e iniciativas de cultura organizacional para preparar a unidade para novas tecnologias.
“Os resultados obtidos pela Fábrica do Futuro, em Rio Claro, farão com que o hub seja um modelo replicável em outras operações da Whirlpool na América Latina, consolidando o Brasil como polo de excelência industrial, na região e no mundo”, revela Ambar.
Talentos
Além de acelerar a digitalização, a Fábrica do Futuro impulsiona a qualificação de talentos. A iniciativa tem potencial para gerar mais de 1.000 novas vagas na área de tecnologia e prevê a capacitação dos colaboradores em tecnologias avançadas, totalizando mais de 3.600 horas de treinamentos práticos e teóricos nos próximos 12 meses.
Para Vinícius Tokuda, Diretor da planta Whirlpool de Rio Claro e Manaus, a iniciativa reflete o compromisso da Companhia em criar um ambiente que coloca as pessoas no primeiro plano, em que engenharia, manufatura, logística, inovação e qualidade se conectam.
“Em Rio Claro contamos com mais de 3 mil colaboradores que fizeram desta unidade um símbolo de excelência, inovação e transformação social. Na Whirlpool, a formação de talentos e oportunidades de carreiras são prioridade. Com a Fábrica do Futuro, temos ainda mais recursos para investir nas pessoas”, afirma o executivo.