Missão empresarial com empreendedores e autoridades integra o recém-lançado SP Connection, programa da SETUR-SP e da InvestSP
Uma comitiva do Governo de São Paulo estará na Argentina, para participar da edição 2025 da Feira Internacional de Turismo (FIT) de Buenos Aires, que acontece de 25 de setembro a 1º de outubro. Será a primeira missão internacional do SP Connection, programa da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens (SETUR-SP) e da InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE-SP).
A delegação paulista contará com autoridades estaduais e de importantes cidades turísticas – São Paulo, Santos, Caraguatatuba, São Sebastião, Aparecida, São José dos Campos e Ubatuba -, além de nove empresas que participaram da seleção do SP Connection, voltado para companhias de segmentos como: hospedagem, gastronomia, logística, agências de viagens, eventos etc. As empresas selecionadas foram: SJK Airport, Aextour Viagens e Turismo, Ecovaletur, Enjoy Experience, Hotel Boutique Quebra Noz, Pousada Reserva Ilhabela, Viva Enjoy e Viva Viagens. São Paulo ainda terá um estande de 72 m² na FIT Buenos Aires.
O SP Connection visa promover o estado como o principal destino turístico e de eventos da América Latina, incentivar a internacionalização do turismo paulista e atrair visitantes estrangeiros. As companhias selecionadas terão acesso a possíveis clientes, investidores e parceiros. Sem falar em um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de eventos de networking e ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
“São Paulo quer ocupar o lugar que já lhe pertence por vocação: o de maior polo de turismo e eventos da América Latina. As missões internacionais marcam um novo momento da política pública de turismo, com foco em atração de investimentos, promoção internacional e geração de oportunidades para o setor privado paulista”, destaca o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) indicam que a Argentina responde, sozinha, por praticamente metade dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil – entre janeiro e julho de 2025, foram cerca de 2,53 milhões, de um total de 5,95 milhões. Já sobre a FIT Buenos Aires, cerca de 125 mil pessoas – como promotores de eventos e representantes de operadoras de viagens, agências de turismo, hotéis, restaurantes, companhias aéreas etc. -, de pelo menos 40 países, visitam a feira em busca de novos negócios.