304 maquinários e 20 caminhões-pipa foram destinados às prefeituras paulistas, evento também contou com a homologação para contratação de 37 novos pesquisadores científicos
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) realizou nesta terça-feira (23) a entrega de maquinários agrícolas destinados a vários municípios paulistas em evento na Fazenda Santa Eliza, em Campinas, no interior de São Paulo.
A pasta paulista entregou 304 maquinários para 267 municípios paulistas pelo programa Patrulha Rural, sendo 90 rolos compactadores, 90 pás carregadeiras, 35 retroescavadeiras, 39 tratores agrícolas e 50 roçadeiras hidráulicas. Além disso, foram distribuídos 20 caminhões-pipa através do programa Agro SP + Seguro. As entregas totalizam um investimento de R$86 milhões pelo Governo do Estado.
O evento contou com a presença do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, além de prefeitos dos municípios contemplados e parlamentares.
“Temos a alegria de compartilhar a entrega das máquinas aos municípios. Estamos falando de municípios que tem de 800 até 4.000 km de estradas rurais. E que às vezes faltava aquele apoio com as máquinas. Uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, um rolo compactador, um trator agrícola, fazem diferença para os municípios, e irão dar o suporte para um pequeno agricultor na área rural”, destacou Tarcísio.
As entregas fazem parte de mais uma ação do Governo do Estado de São Paulo para estimular a produção agropecuária nos municípios e gerar benefícios aos produtores rurais. Desde 2023, a pasta entregou cerca de 608 equipamentos aos municípios paulistas em todo o estado, totalizando mais de R$125 milhões.
“O Agro é a mola propulsora da economia de São Paulo. As mulheres e os homens do campo são os verdadeiros heróis desse país. Hoje, temos centenas de municípios do interior do estado, e neles, o agro que sustenta a economia e gera empregos. Essa entrega de hoje vai transformar a vida das mulheres e homens do campo, levando dignidade para escoar a produção. Essa conquista é do povo do Estado de São Paulo”, disse Guilherme Piai.
Investimento em pesquisa
Durante o evento, a Diretoria de Pesquisa de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) realizou a homologação de 37 pesquisadores científicos aprovados no último concurso público aberto pela diretoria. Eles integrarão equipes que desenvolvem estudos e inovações para a agropecuária paulista e nacional. A iniciativa fortalece a colaboração e o empenho da SAA com o progresso do agronegócio paulista por meio da pesquisa científica.
Os pesquisadores aprovados integrarão os diversos institutos de pesquisas integrados à SAA, como o Instituto Biológico (IB), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto Agronômico (IAC), e o Instituto de Economia Agrícola (IEA), além da Apta Regional.
Proteção ao campo
Além da entrega de 20 caminhões pipa para o combate à estiagem e focos de incêndio, foi assinada a Resolução Conjunta entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Casa Militar e Defesa Civil do Estado de São Paulo, que estabelece a integração dos programas Agro SP + Seguro e AgroClimaSP. A medida fortalece a prevenção e a resposta a incêndios e desastres climáticos no meio rural, ampliando o monitoramento agrometeorológico, a difusão de alertas e a capacitação de agentes municipais, em benefício direto dos produtores e da população do campo.