Nesta terça-feira, 22 de julho, o diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, representou o Governo do Estado de São Paulo na cerimônia que marcou a abertura do escritório do departamento de negócios de Yangzhou (lê-se Jiangsu) no Brasil, instalado no município de Guarulhos.
Um dos objetivos do departamento de negócios de Yangzhou é organizar rodadas de negócios entre empresas, trazendo grupos de empresários da província para o Brasil e também acompanhando empresas brasileiras na China.
O evento contou com a presença de autoridades brasileiras e chinesas, entre eles o vice-presidente do comitê provincial da conferência consultiva política do povo chinês, Yang Xinli. Para ele as relações sino-brasileiras têm muito a se beneficiar com iniciativas desse gênero. “Abrimos esse escritório cormecial para explorar o potencial de complementariedade entre as economias de Yangzhou e São Paulo, incrementando as fortes relações econômicas entre a China e o Brasil”, afirmou.
Costa destacou o papel da Investe São Paulo como porta de entrada para novos investimentos no Estado de São Paulo, mostrando que a Agência já realiza esforços para estreitar os laços entre os dois países.
“A Investe São Paulo, exercendo seu papel de atrair novos investimentos para São Paulo, realizou diversas missões à China, possui acordos de cooperação internacional com entidades chinesas e recentemente conseguiu concluir a negociação para a instalação de uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas. O novo escritório é um passo na concretização de novos negócios entre paulistas e chineses”, disse ele.
O ministro conselheiro da embaixada da China em Brasília, Wang Qingyuan, apontou dados de comércio bilateral destacando o grande peso do intercâmbio entre as nações. “Além da China ter se tornado o maior parceiro comercial do Brasil, hoje é também um grande investidor de capital no país, as construções de várias unidades fabris em solo brasileiro são o exemplo do sucesso dessa parceria”, concluiu.
Participaram também do evento, o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), o deputado estadual, Alencar Santana Braga (PT), o representante da Província de Yangzhou no Brasil, Sam Shang, entre outras autoridades e empresários.
Yangzhou é uma província da República Popular da China. Possui população de 79,4 milhões de habitantes e com participação de 9,6% do PIB total chinês, destaca-se em setores como energias renováveis, tecnologia da informação, equipamentos para transporte ferroviário, entre outros. O escritório brasileiro fará parte de uma rede de 12 escritórios mundiais e será uma plataforma de desenvolvimento bilateral de negócios para aproximar empresas chinesas das empresas e entidades brasileiras.