Quando esteve no evento de startups, o SP Conecta, na sede da Investe SP, em São Paulo, a sócia da CatMyPet, Agnes Cristina, não podia imaginar que a sua vida de empreendedora iria chegar a outro patamar. Agora, cerca de um ano depois, ela está de malas prontas para embarcar para a China e iniciar a exportação de um dos seus principais produtos: o bebedouro para gatos.
A startup brasileira foi criada em 2015 e logo no primeiro ano de mercado faturou R$ 800 mil. A jornada de Agnes e de seu sócio teve muitos caminhos: busca por investidor em programa de televisão no Brasil, participação em eventos e concursos de startups, como o evento de ebulição instantânea do Rafa Prado, além de treinamento no programa de exportação da Investe São Paulo.
Com tanta visibilidade, a CatMyPet foi convidada a participar de uma versão americana do programa Shark Tank e conseguiu fisgar um tubarão disposto a investir US$ 30 milhões para internacionalizar a empresa. Com o contrato assinado, a fabricante de bebedouro para gatos vai ter oportunidade de exportar para a Ásia, Europa e Estados Unidos. “Nós somos a primeira startup brasileira que conseguiu investimento no programa americano. O investidor Kevin Harrington vai ser nosso distribuidor nesses países”.
Segundo Agnes, a ida para a China é para viabilizar o começo da execução do contrato com Harrington. “Vamos começar exportando o bebedouro para gatos, que tem o diferencial do motor silencioso, já que a audição dos gatos é mais aguçada. A gente percebeu que os gatos não ingeriam tanta água porque os demais produtos do mercado são feitos com materiais parecidos com os utilizados em aquários, e fazem som que incomoda os animais. Com o nosso produto, percebemos uma maior ingestão da bebida”.
A população de gatos no Brasil é estimada em 22 milhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), enquanto nos Estados Unidos são mais de 80 milhões de felinos. Diante desse cenário, com a internacionalização, a CatMyPet espera vender quatro vezes mais em território americano.
Para o coordenador do Programa da Exportação na Investe São Paulo, Paulo Brusqui, “é uma enorme alegria ver o reconhecimento por toda a dedicação da CatMyPet”. Segundo ele, o programa conta com mentoria gratuita e funciona como um laboratório prático sobre o mercado internacional. “Damos oportunidade para as pequenas e médias empresas adquirirem informações de como ter vantagem competitiva e não ficarem vocacionadas apenas ao mercado interno. Nós qualificamos as empresas como prospectar mercados, trabalhar meios de pagamento, precificar, vender seu produto em rodadas de negócio internacionais, e etc”.
Agnes Cristina comenta ainda que as informações e os termos técnicos aprendidos durante a capacitação oferecida pela Investe São Paulo a ajudou nas tratativas com o investidor. “Desde o ano passado tínhamos o intuito de internacionalizar a nossa marca. Então, depois de participar da versão brasileira, fomos convidados a ir ao SP Conecta, onde conhecemos o programa de exportação. Começamos a fazer a capacitação e os pontos de dificuldade foram apontados e fomos ajustando. Com o programa, constatamos que seria muito mais fácil conseguir um parceiro para distribuir ou vender os nossos produtos fora do Brasil. Aí precisávamos encontrar uma forma de achar esse parceiro. E foi participando de um concurso de startups que a oportunidade veio e fomos convidados a participar do Shark Tank nos Estados Unidos”.